O Centro de Alertas para Tsunami no Pacífico anunciou, por volta das 9h50, que foi cancelado o alerta de tsunami para todo os países do Oceano Índico. O alarme foi acionado após um forte tremor de 8,6 graus de magnitude e uma réplica posterior de 8,2 graus serem sentidos na Indonésia, Índia e Tailândia.
O primeiro tremor de 8,6 graus na Escala Richter foi registado às 5h38 de Brasília a 435 km a sudoeste de Banda Aceh, capital da província de Aceh, a uma profundidade de 23 km. O fenômeno chegou a causar pânico nesta região e as pessoas correram para regiões altas. Pequenos tsunamis foram sentidos, mas não houve registros de danos e vítimas em nenhuma localidade.
Posteriormente, um novo forte tremor foi registrado a 476 km a oeste de Sinabamg, na Indonésia. Este novo terremoto ocorreu às 7h43 de Brasília a 16 km de profundidade e a 615 km de Banda Aceh. Os alertas de tsunami foram então renovados.
No entanto, a medida que o nível da água não apresentou grandes variações, o alerta foi sendo retirado gradativamente, primeiro em países mais afastados do epicentro, até que fosse removido por completo por volta das 9h50.
Os terremotos causaram grande temor na região, uma vez que esta mesma área foi atingida por outro terremoto e formou o tsunami que matou cerca de 230 mil pessoas, em 12 países, em 2004.
Segundo explicou sismóloga Susanne Sargeant, contatada por telefone pela AFP em Paris, um grande tsunami não foi formado dessa vez porque o movimento sísmico foi horizontal, e não vertical, o que tende a provocar deslocamento aparente no fundo do mar e, consequentemente, tsunamis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário