Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Respiração com 4 Elementos

(fonte da imagem)



























Hoje volto para um assunto que considero de importância fulcral para a meditação: a Respiração. (posts anteriores: aqui, ou aqui.)

Através da respiração, o Ser Humano dispõe de uma ferramenta perfeita para a sua purificação e renovação, não só no plano físico, como também no plano energético e espiritual.

O que se segue, é um exercício de respiração simples que trabalha os elementos Terra, Água, Fogo e Ar.

É uma práctica baseada na tradição sufi, destinada à purificação dos vários sistemas do Ser. Prácticas semelhantes podem ser encontradas em muitas tradições. Desta que vou descrever aqui, pensa-se que tem raízes nas escolas de mistérios da antiga Grécia. Foi transmitida pelos mestres sufis aos seus discípulos por muitas gerações, durante milhares de anos. O resultado do exercício é uma sensação de energia renovada, e é um bom ritual para começar o dia, dos mais equilibrados que existem.
A purificação através dos elementos começa a ser um exercício de concentração e, gradualmente, vai se aprofundando e torna-se uma prática da contemplação. Pode formar uma excelente preparação para a meditação. A focagem no corpo, sentindo a fusão com os diferentes elementos, é um apoio para ultrapassar a sensação de estar separado do mundo e promova a União com o Tudo-que-É.

A prática é bastante adequado para fazer logo de manhã, e é uma maravilha feito em contacto directo com a Terra, de pés descalços ou sentado. Se fazer no interior da sua casa, faça o possível para ficar perto de uma janela aberta. Feche os olhos. Nas primeiras vezes vai precisar de se concentrar cinco a dez minutos para cada um dos quatro elementos. Depois de estar mais familiarizado com a prática, pode ser suficiente dedicar cinco respirações para cada elemento.

Comece com algumas expirações profundas, empurrando suave e lentamente o ar para fora do corpo. Tanto quanto possível, faça primeiro o ar sair do peito e depois do abdómen. Expire mais e mais, até estar completamente vazio. Então deixe que a sua inspiração ser completamente natural, sem esforço nenhum. A inspiração natural é importante, não força os pulmões ou os músculos no peito. Segure a respiração por um momento após inspirar. Depois de respirar algumas vezes assim, começa a respiração do elemento terra.

O Elemento Terra
Os primeiros eremitas cristãos, que viviam durante anos em solidão no deserto, focaram a sua concentração no magnetismo da Terra, de forma a restaurar a sua vitalidade durante longas vigílias. Os anciãos dos nativos americanos dizem que a principal causa de desequilíbrio psicológico e doença física, é a perda da sensação de relacionamento e comunhão com a Terra.
Estando de pé ou sentado, imagina-se como uma árvore, com raízes que se estendem firme e profundamente na Terra. Sinta a grande força, o magnetismo da Terra. Inspira pelo nariz e expira pelo nariz, mas não força a respiração de forma alguma. Imagine que o magnetismo e o poder de cura da Terra entram através das solas dos pés ou na parte inferior da coluna. Sinta que começa a unir-se à Terra... convida a Terra de deixar fluir o seu magnetismo para as partes do corpo que se encontram cansadas e esvaziadas. Sinta o poder de cura da Terra! Sentirá surgir uma realidade súbtil, algo de cristalino, atrás dos aspectos mais densos, que estão no plano físico. Nesta dimensão súbtil, a Terra não é apenas o planeta, mas está ligada ao sistema solar, faz parte de uma galáxia. Ligando-se à Terra, sinta que está também ligado à Lua, aos outros planetas, ao Sol, às estrelas mais distantes.
Ao inspirar, procura sentir que faz parte da vida, que o seu corpo é feito da substância da Terra e, como tal, está sujeito à harmonia e à ordem da Natureza.
Ao expirar, o seu corpo liberta-se. Expire o seu cansaço, a sua desarmonia, agitação, preocupação. Agora concentra-se no campo magnético de seu corpo. O corpo tem um campo de força em torno dele, semelhante ao de um íman - tal como tem a Terra. Sinta como alinha o seu próprio campo magnético com o campo magnético da Terra, como limalha de ferro se alinha à volta de um íman. Quando a força magnética é fraca, a limalha de ferro está em desordenada. Quando o poder é forte, surgem simetrias, padrões harmónicas. A cada inspiração, sinta que as suas fibras se ordenam. Expirando sinta que seu corpo emite um magnetismo natural e harmoniza o ambiente à sua volta.

O Elemento Água
A respiração do elemento água traz um sentido de fluídez, de vitalidade e pureza, e ajuda a libertar a criatividade. Também é útil para se libertar de padrões de pensamento habituais. Estimula a sensação de avançar com a vida, de fluir à volta dos obstáculos, em vez de bater neles com a cabeça.
Inspira pelo nariz e expira pela boca. Pode imaginar que expira um riacho cristalino através da boca. Pode imaginar-se imerso num riacho da montanha. Sinta as gotas de água que atravessam as células, água que vai pingando dos seus dedos. Sinta a água a chegar ao peito e ao coração, e a água ajuda a soltar qualquer tensão e bloqueio que possa existir. Sinta-se energizado e renovado, e mais uma vez foca a atenção nas partes do corpo que precisam apoio, e também nos locais onde sente falta de energia vital. Concentre-se para sentir a pureza de um lago ou um rio de águas cristalinas, no alto das montanhas. Transforma-se em força da água, e permite que a pureza da vida, a energia e e a força fluem através de si para o ambiente.

O Elemento Fogo
A respiração do elemento fogo acelera os sistemas. Faz acordar a inspiração e é muito útil quando se encontra sonolento ou fraco após uma meditação mais intensa. Inspira pela boca, segure a respiração por um instante e depois expira pelo nariz. Ao inspirar, imagine que sopra para um fogo no plexo solar, com um fole. Suga um fio fino de ar para dentro...veja as brasas do fogo incandescer. Segura a respiração por um instante, e leva a atenção até ao centro do chakra do coração. Expira a partir do chakra do coração, imaginando que está irradiar uma luz, dourada como o Sol. Ao inspirar, contacta com o desejo da Alma - a aspiração para a consciencialização, o entendimento espiritual; o desejo de ser autêntico e igual a si próprio; o desejo de tornar a vida significativa e com valor; o desejo de poder defender o que acredita. Ao expirar, irradia luz como se houvesse um Sol em miniatura no coração. Sinta a Luz, intensa e dourada.
Pode usar a respiração do fogo como um sítio para oferecer ao fogo, os sentimentos que gostaria de transformar. As dúvidas acerca de si, o seu cinismo, ressentimentos e padrões de comportamento ou de pensamento viciantes podem ser oferecidos ao fogo. Evite fazer promessas que não vai cumprir. Basta ser claro acerca da sua intenção e abrir-se para que o processo de purificação tenha lugar.
Em vez de usar a força de vontade para mudar, a concentração no elemento fogo foca o papel da Vida como Mestre. O Mestre que identifica e queima o que precisa ser queimado. A vida como força natural de mudança e crescimento, para que a sua natureza mais profunda possa emergir.

O Elemento Ar
Inspira pela boca e expira pela boca. A respiração do elemento ar está relacionada com êxtase, a liberdade e a transcendência. Imagine-se como uma grande águia, empoleirada no alto de uma montanha. Sinta o vento despenteando as penas, soprando como se fosse através do corpo. Sinta a frescura e o frescor do ar. Suba para cima sobre as correntes de ar. Inspirando, sinta-se alegre e livre, como uma brisa que atravesse um lago e se eleva. Expirando, permita-se ir além dos limites do corpo. Deixe o Ser dispersar-se com o vento, e deixe que a sua consciência chegue ao cosmos. Desfrute da sensação de vastidão...se isso ajuda, visualiza paisagens vastas, como uma montanha, um desfiladeiro, o céu estrelado.


Depois de ter concluído as respirações de purificação, reflectimos sobre o efeito de todos os elementos juntos. Separadamente, cada uma das respirações dá ênfase a diferentes forças e qualidades do Ser. Em conjunto, as respirações trazem uma sensação de plenitude. Cada um dos elementos complementa e modifica os outros. De acordo com a nossa própria maneira de Ser, podemos sentir a necessidade dar mais atenção a um ou outro, sempre com o intuito de alcançar um maior equilíbrio.



Fonte: http://cavalo-de-vento.blogspot.com.br



_________

Lisa Teixeira
Abril / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário