TSAMPA é um alimento, que em caso de escassez, guerra ou outra necessidade de sobrevivência, uma bolinha deste alimento substitui uma refeição!
No caso de que SE os alimentos em determinado momento escasseiarem, em casos de conflitos ou de severas mudanças terrestres que poderão acontecer… . .
Seria importante que as pessoas saibam como se manter elaborando um alimento nutritivo e fácil de ser armazenado, sem necessidade de eletricidade e de fácil acesso.
Este alimento, no formato de uma bolinha, elaborada, substitui uma refeição, claro junto com líquido suficiente.
Os 9 ingredientes
necessários para a confecção do TSAMPA :
- Feijão vermelho
- Grão de bico
- Lentilha
- Milho seco
- Amendoim natural
- Mel puro
- Banana verde
- Soja em grão
- Trigo seco
Este alimento, condicionado herméticamente em vidros de boca larga, ficarão livres de bactérias, fungos e podem durar de 4 a 7 anos!!!
É para que se formem grupos nas comunidades e o preparem em cada casa, a quantidade é determinada pelo número de pessoas que farão parte na preparação e posterior repartição do TSAMPA. Em um grupo, composto por 15 integrantes, se tomou como medida básica 5 quilos.
Foram feitas perto de 1.700 (bolinhas) de TSAMPA e em sua repartição ficou mais de 100 bolinhas para cada integrante, ou seja alimentação para 1 mês.
É importante que se respeite a proporção de “1 por 1” entre todos os grãos.
Quer dizer que se se estabelecer como medida básica 1 Kg, deverá ser 1 Kg de feijão, 1 Kg de grão de bico e assim sucessivamente para todos os componentes. Se se toma como medida básica 3 Kg, deverão ser 3 Kg de feijão, 3 Kg de grão de bico, 3 Kg de lentilhas e assim para todos os ingredientes.
Todos os ingredientes serão tostados em separado, já que cada um tem seu grau de tostagem específico. A banana uma vez cortada em tiras pode ser seca ao sol, se é que tem a possibilidade de fazê-lo. Se não, simplesmente se pode tostá-la num forno para logo moê-la.
Moagem de Tsampa |
Quando tiver todos os grãos e a banana moída, juntam-se todas as farinhas, dependendo da quantidade em um,dois ou mais recipientes não de metal e sim de plástico, tomando o cuidado de fazer uma mescla o mais uniforme possível.
Quando as farinhas estiverem bem misturadas, coloca-se gradualmente o mel.Vai amassando manualmente toda a mistura até obter a consistência desejada, procurando não deixar pequenas bolinhas de farinha sem mel.
Quando estiver toda a massa pronta, bem misturada, nem muito seca e nem muito molhada, fazem-se manualmente pequenas bolinhas do tamanho aproximado de uma bola de golfe ou pingue- pongue.
Quando terminar de fazer as bolinhas, deixar secar num local adequado e possivelmente à sombra, tomando cuidado de cobri-las com um pano ou tela que impeça que os insetos, sobretudo as moscas, possam colocar ali seus ovinhos, estragando assim um trabalho de muitos esforços. Uma boa secagem se obtém quando as bolinhas de TSAMPA tenham uma consistência não muito dura e apresentem certo grau de maleabilidade.
Uma vez obtido uma boa secagem se passa para a conservação.
Recomenda-se armazenar as bolinhas de TSAMPA em recipientes de vidro possivelmente de boca larga que, além de assegurar uma boa conservação natural, permitem um acesso fácil na hora de pegá-las, entretanto também pode utilizar-se um recipiente de plástico… Ambos os tipos de recipientes devem ficar fechados herméticamente para que não haja aceleração no processo de deteriorização das bolinhas ao serem expostas ao ar.
Um TSAMPA bem preparado, que teve uma boa secagem, longe de mosquitos e de insetos e que tenha sido bem armazenado, chega a conservar-se perfeitamente comestível por um tempo de não menos de 4 anos e no máximo 7 anos!
Felicidades e boas sacadas na produção deste alimento de suma importância em tempos difíceis que já estamos vivendo.
Paz à todos os Seres em todos os Mundos!!!
Fonte: http://anjodeluz.ning.com/
__________
Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Fevereiro / 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário