Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pesquisa encontra evidência científica de que a hipnose existe

Na primeira imagem, olhos de uma pessoa consciente; na segunda, em estado de hipnose (Foto: Universidade de Turku/Divulgação)

Antes da descoberta, hipnose era vista como mito ou fruto da imaginação. Olhar fixo, típico de hipnotizados, vem junto a movimentos involuntários.



Pesquisadores encontraram pela primeira vez evidência científica para a existência de um estado hipnótico.

Um olhar fixo e estranho pode ser a chave para resolver o debate sobre a existência ou não da hipnose, que já dura mais de cem anos.

Para muitos psicólogos, psiquiatras e neurologistas, a hipnose não passaria de um mito popular ou de um fruto da imaginação de pessoas que estariam, de fato, conscientes. Com a evidência científica, esse ponto de vista deve ser abandonado.

Esse tipo de olhar é um dos clichês de como uma pessoa fica quando é hipnotizada, mas nunca tinha sido estudado a fundo pelos cientistas, já que não acontece em todos os casos.

Nesse estudo, os cientistas observaram uma pessoa que pode entrar e sair facilmente do estado de hipnose com uma simples deixa de uma palavra.

Durante a hipnose, eles monitoraram o movimento dos olhos com aparelhos de alta definição. O olhar fixo foi acompanhado por um comportamento automático dos olhos, em reflexos, que não é apresentado em pessoas que não estão hipnotizadas.

A pesquisa foi conduzida pelas Universidades de Aalto, Turku (ambas na Finlândia) e Skövde (na Suécia) e publicada na revista científica PLoS ONE.


Fonte: http://arquivosdoinsolito.blogspot.com/


___________


Lisa Teixeira

http://muraldecristal.blogspot.com

Fevereiro / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário