Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cientistas da Nasa intrigados com as bolas de fogo que caem na Terra

Tradução: Google tradutor com correções do blog Caminho Alternativo

No meio da noite de 13 de fevereiro, algo perturbou a população animal da área rural Portal, Geórgia. Vacas começaram a mugir ansiosamente e cães locais uivaram para o céu. A causa da comoção foi uma rocha vinda do espaço.
“Às 01h43 Oriental, eu testemunhei uma bola de fogo incrível”, relata a residente de Portal Henry Strickland. “Era muito grande e iluminou metade do céu como fragmentado. Os cães latiam junto com os sons excitados que o gado começou a fazer. Lamento não ter uma câmera,.. durou cerca de 6 segundos.”
Strickland testemunhou uma das incomuns “Bolas de fogo de fevereiro.”
“Este mês, algumas grandes rochas espaciais bateram na atmosfera da Terra”, diz Bill Cooke da NASA’s Meteoroid Environment Office. “Houve cinco ou seis bolas de fogo notáveis que poderiam ser meteoritos que caíram em torno dos Estados Unidos”.
Não é com o número de bolas de fogo que os pesquisadores estão intrigados. Até agora, a contagem de bolas de fogo em fevereiro de 2012 está quase normal. Ao invés disso, é o surgimento e a trajetória das bolas de fogo que os diferencia.
“Essas bolas são particularmente lentas e penetrantes”, explica o especialista em meteoros Peter Brown, professor de física na Universidade de Western Ontario. “Elas atingem o topo da atmosfera se movendo com menos de 15 km/s, desaceleram rapidamente, e entram em 50km da superfície da Terra.”

Crédito: Nasa
Clique aqui para ver o vídeo.
A ação começou na noite de 01 de fevereiro, quando uma bola de fogo sobre o centro de Texas empolgou milhares de curiosos na área de Dallas-Fort Worth.
“Foi mais brilhante e duradoura do que qualquer coisa que eu já vi antes”, relata a testemunha ocular Daryn Morran. “A bola de fogo demorou cerca de 8 segundos para cruzar o céu, eu podia ver a bola começar a abrandar,.. Então ela explodiu como uma bomba de fogo de artifício em vários pedaços, cintilou mais algumas vezes e então lentamente queimou” Outro observador em Coppell, Texas, relataram um grande estrondo duplo, “o objeto partiu em dois pedaços grandes, com muitos pedaços menores.”
A bola de fogo era brilhante o suficiente para ser vista em câmeras da NASA localizada no Novo México, mais de 500 quilômetros de distância. “Foi tão brilhante quanto a Lua cheia”, diz Cooke. Com base nas imagens da NASA e outras observações, Cooke estima que o objeto era de 1 a 2 metros de diâmetro.
Até agora, em fevereiro, a NASA’s All-Sky Fireball Network já fotografou cerca de meia dúzia de meteoros brilhantes que pertencem a esta categoria excêntrica. Eles variam em tamanho de bolas de basquete para ônibus, e todos compartilham a mesma velocidade de entrada lenta e profunda penetração atmosférica. Cooke analisou suas órbitas e chegou a uma conclusão surpreendente:
“Todos eles pertencem ao cinturão de asteróides, mas não de um único local deste cinturão”, diz ele. “Não existe uma fonte comum para essas bolas de fogo, o que é intrigante.”
Esta não é a primeira vez que os observadores do céu notaram bolas estranhas em fevereiro. Na verdade, as “Bolas de fogo de Fevereiro” são um pouco de uma lenda nos círculos de meteoros.
Brown explica: “Nos anos 1960 e 70, astrônomos amadores notaram um aumento no número de bolas de fogo brilhantes, produtoras de som e profundamente penetrantes durante o mês de fevereiro. Os números parecem significativos, especialmente quando você considera que há poucas pessoas do lado de fora à noite no inverno. Estudos de acompanhamento no final de 1980 sugeriu nenhum grande aumento na taxa de bolas de fogo em fevereiro. No entanto, sempre me perguntei se algo estava acontecendo.”
De fato, um estudo de 1990 pelo astrônomo Ian Holliday sugere que os ‘Fevereiro’ as Bolas de fogo são reais. Ele analisou registros fotográficos de cerca de mil bolas de fogo a partir dos anos 1970 e 80 e encontraram evidências de uma bola de fogo cruzando o fluxo de órbita da Terra em fevereiro. Ele também encontrou sinais de fluxos de bola de fogo no final do verão e outono. Os resultados são controversos, no entanto. Mesmo Halliday reconheceu algumas grandes incertezas estatísticas em seus resultados.
A rede All-Sky Fireball Network da NASA poderia resolver o mistério. Cooke e seus colegas estão adicionando câmeras o tempo todo, espalhando a cobertura da rede na América do Norte para uma amostragem densa e ininterrupta do céu noturno.
“A beleza do nosso sistema de multi-câmera inteligente”, observa Cooke, “é que ele mede órbitas quase que instantaneamente. Nós sabemos imediatamente quando uma enxurrada de bolas de fogo está em andamento e podemos dizer de onde os meteoros vieram.” Este tipo de dados em tempo real é quase sem precedentes na ciência de meteoros, e promete novas pistas sobre a origem das bolas de fogo de fevereiro.
Enquanto isso, o mês ainda não acabou. “Se as vacas e os cães começarem a aumentar os ruídos”, aconselha Cooke, “saia e dê uma olhada.”
Fonte: Nasa Imagem: fireballscomming
Comentário do blog: Caminho Alternativo
Para variar, as notícias são sempre divulgadas com um teor vago. Os caras da Nasa estão “intrigados” com a origem e o comportamento dos objetos que estão caindo.
As perguntas ao ler esta notícia são óbvias: Qual o motivo que leva essas bolas de fogo a se comportarem de forma diferente das outras? Se não vêm de apenas um local do cinturão de asteróides, de onde vêm e por quê?
Particularmente, nem sabia que a Nasa possuia uma rede específica de câmeras para monitorar estas bolas e nem sabia de sua expansão.
Creio que dentro da Nasa os carinhas devem saber o que está ocorrendo, mas não vão dizer ao público. A suspeita recai no cancelamento das missões para Marte e o redirecionamento dos recursos para um mega-telescópio recém divulgado, mais poderoso que o Hubble. Ou seja, deram preferência para a observação do espaço a partir da atmosfera terrestre ao invés de enviar sondas para fora do planeta. Por quê será?
http://caminhoalternativo.wordpress.com/2012/02/22/cientistas-da-nasa-intrigados-com-as-bolas-de-fogo-que-caem-na-terra/

via: http://extraterrestres1.blogspot.com/



___________

Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Fevereiro / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário