Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Desmatamento na Amazônia começa a ser contido




















O Brasil está vencendo a guerra contra o desmatamento da Amazônia. Pelo menos é isso que afirma Justin Rowlatt, um repórter britânico da BBC que acompanhou operações de agentes ambientais brasileiros na maior floresta tropical do mundo, e se convenceu da seriedade de preservar a natureza.
O jornalista inglês fez uma jornada por aquilo que é chamado de “arco do desmatamento” da Amazônia, uma gigantesca área cujo limite começa nas bordas do nordestino estado do Maranhão, passa pelo sul do Mato Grosso e abrange todos os estados da Região Norte, em maior ou menor escala. Anos de operações clandestinas foram destruindo boa parte da mata original nestas regiões.
Rowlatt acompanhou a equipe liderada por Evandro Selva, um agente ambiental do Ibama, durante uma atividade rotineira no território amazônico: descobrir quem está desmatando ilegalmente. Rowlatt descreve a odisseia desde o início: Evandro e os companheiros detectam, via satélite, árvores sendo retiradas de determinado ponto da floresta por algum motivo desconhecido.
Munidos de armas e roupas camufladas, os agentes imediatamente sobem a bordo de um helicóptero para averiguar o problema, e convidam o repórter a presenciar a missão. No ar, Rowlatt descreve a desolação que sentiu ao ver áreas gigantescas da floresta já castigadas pelo intenso desmatamento praticado por brasileiros e estrangeiros nas últimas décadas. Entre 1996 e 2005, a Amazônia perdeu anualmente 19.500 km², pouco menos que a área do estado do Sergipe.
Com agilidade militar, o helicóptero encontra o ponto em que um trator, paulatinamente, enche carretas de caminhões com troncos e mais troncos de árvore. O britânico descreve a rapidez com que o pouso na área acontece, mas a velocidade não é suficiente para pegar os contraventores em flagrante: todos fogem ao sentir a presença do Ibama nos céus da Amazônia.
“Eles vão voltar”, garante Evandro Selva, explicando que basta se esconder e esperar para que os praticantes do desmatamento tornem a agir. O helicóptero parte para outra tarefa de salvamento ambiental e deixa a equipe de Evandro sozinha, tocaiando a área. Depois de um bom tempo escondidos sob o sol escaldante, um resultado: eles observam um homem de camisa esfarrapada voltando sorrateiramente para o local do crime.
Imediatamente, a equipe do Ibama sai do mato, se faz reconhecer e rende o homem debaixo da mira de uma pistola. Um dos agentes dispara um tiro no ar, e outro criminoso aparece por detrás das árvores. No total, Evandro prendeu cinco homens, responsáveis por encher três caminhões com troncos de árvore até a carga máxima da carreta. Todos os veículos foram apreendidos. Era uma vitória contra o desmatamento.
Rowlatt se diz otimista quanto ao futuro da Amazônia. O Brasil se comprometeu, em 2004, a reduzir a destruição da Amazônia em 80%, até o ano de 2020. Esta também é a porcentagem de floresta que, segundo as observações de Rowlatt através do satélite, continua intocada mesmo depois de tudo que já foi devastado. Um indicativo, conforme acredita o jornalista, de que há esperança na conservação de um dos maiores recursos naturais da humanidade. [BBC]

Fonte: http://hypescience.com

_____________

Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Janeiro / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário