Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Inconstante Campo Magnético da Terra


Ir para Science @ NASA home page

Inconstante Terra
Campo Magnético

Campo magnético do nosso planeta está em um estado constante de mudança, dizem os pesquisadores que estão começando a entender como ele se comporta e por quê.

NASA

29 de dezembro de 2003: Todos os anos, o cientista Larry Newitt do Serviço Geológico do Canadá vai à caça. Ele pega as luvas, casaco, uma bússola fantasia, lúpulo em um avião e voa sobre o ártico canadense. Não muito desperta entre as ilhas espalhadas e gelo do mar, mas presas Newitt está lá - sempre em movimento, deslocamento, evasivo.

Sua pedreira é pólo norte magnético da Terra.

No momento ele está localizado no norte do Canadá, cerca de 600 km da cidade mais próxima: Resolute Bay, a população de 300, onde um popular T-shirt lê "Resolute Bay não é o fim do mundo, mas você pode vê-lo daqui. " Newitt pára por aí para lanches e suprimentos - e refúgio, quando o clima fica ruim. "Qual é muitas vezes", diz ele.

Direita: O movimento do pólo norte magnético da Terra em todo o Ártico canadense, 1831 - 2001. Crédito: Serviço Geológico do Canadá. [ mais ]

Os cientistas sabem há muito tempo que o pólo magnético se move. James Ross localizados no pólo, pela primeira vez em 1831 depois de uma viagem desgastante do Ártico durante o qual seu navio ficou preso no gelo por quatro anos. Ninguém retornou até o próximo século. Em 1904, Roald Amundsen encontrou o pole novamente e descobriu que ele havia se mudado - pelo menos 50 km desde os tempos de Ross.


O pólo continuou durante o século 20, ao norte a uma velocidade média de 10 km por ano, recentemente acelerar "a 40 km por ano", diz Newitt. A este ritmo ele vai sair da América do Norte e chegar a Sibéria em poucas décadas.

Manter o controle do pólo norte magnético é o trabalho Newitt. "Costumamos sair e verificar a sua localização uma vez a cada alguns anos", diz ele. "Nós vamos ter que fazer viagens mais agora que ele está se movendo tão rapidamente."

Campo magnético da Terra está mudando de outras maneiras também: agulhas de bússola na África, por exemplo, estão à deriva cerca de 1 grau por década. E globalmente o campo magnético se enfraqueceu 10% desde o século 19. Quando isso foi mencionado pelos pesquisadores em uma reunião recente da União Geofísica Americana, realizado muitos jornais a história. Um título típico: "É o campo magnético da Terra em colapso?"

Provavelmente não. Tão notável como essas mudanças de som ", eles são leves em comparação com o campo magnético da Terra tem feito no passado", diz o professor da Universidade da Califórnia Gary Glatzmaier.

ver legendaÀs vezes, o campo inverte completamente. O norte eo sul lugares trocar pólos. Reversões tal, registrada no magnetismo de rochas antigas, são imprevisíveis. Eles vêm em intervalos irregulares média de cerca de 300.000 anos, o último foi 780 mil anos atrás. Estamos atrasados para outro? Ninguém sabe.

Esquerda: Magnetic listras em torno de cadeias meso-oceânicas revelar a história do campo magnético da Terra há milhões de anos. O estudo do magnetismo passado da Terra é chamado de paleomagnetismo. Crédito da imagem: USGS. [ mais ]

De acordo com Glatzmaier, o declínio contínuo de 10% não significa que uma inversão é iminente. "O campo está aumentando ou diminuindo o tempo todo", diz ele. "Sabemos que isso a partir de estudos do registro paleomagnéticos." Campo da Terra de hoje magnética é, de fato, muito mais forte do que o normal. O momento de dipolo, uma medida da intensidade do campo magnético, agora é 8 × 10 22 ampères × m 2 . Isso é o dobro da média milhões de anos de 4 × 10 22 ampères × m 2 .

Para entender o que está acontecendo, diz Glatzmaier, temos que fazer uma viagem ... para o centro da Terra onde o campo magnético é produzido.

No coração do nosso planeta encontra-se uma bola de ferro sólida, quase tão quente quanto a superfície do sol. Pesquisadores chamam de "núcleo interno". É realmente um mundo dentro de um mundo. O núcleo interno é de 70% tão grande como a lua. Ele gira ao seu próprio ritmo, tanto quanto 0,2 ° de longitude por ano mais rápido do que a Terra acima dela, e tem seu próprio oceano: ". Núcleo externo" uma camada muito profunda de ferro líquido conhecido como

ver legendaDireita: um diagrama esquemático do interior da Terra. O núcleo externo é a fonte do campo geomagnético.

Campo magnético da Terra provém deste oceano de ferro, que é um fluido eletricamente condutor em constante movimento. Sentado em cima do núcleo interna quente, o líquido ferve e agita núcleo externo como a água em uma panela no fogão quente. O núcleo externo também tem "furacões" - whirlpools alimentado pelas forças de Coriolis de rotação da Terra. Estes movimentos complexos gerar magnetismo do nosso planeta através de um processo chamado de efeito dínamo .

Usando as equações da magneto-hidrodinâmica, um ramo da física lidar com fluidos condutores e campos magnéticos, Glatzmaier e colega Paul Roberts criaram um modelo de supercomputador do interior da Terra. Seu software aquece o núcleo interno, agita o oceano metálico acima dela, em seguida, calcula o campo magnético resultante. Eles correm o seu código para centenas de milhares de anos simulados e veja o que acontece.

Imita o que vê a Terra real: As ceras campo magnético aumenta e diminui, postes de drift e, ocasionalmente, flip. A mudança é normal, eles aprenderam. E não admira. A fonte do campo, o núcleo externo, é por si só fervendo, rodar, turbulento. "É caótico lá embaixo", observa Glatzmaier. As mudanças que detectar na superfície do nosso planeta são um sinal de que o caos interior.

Eles também aprenderam o que acontece durante uma inversão magnética. Reversões levar alguns milhares de anos para ser concluída, e durante esse tempo - ao contrário da crença popular - o campo magnético não desaparece. "Ele só fica mais complicado", diz Glatzmaier. Linhas de força magnética perto da superfície da Terra se tornar complicado e emaranhado, e pólos magnéticos aparecer em lugares pouco habitual. Um pólo sul magnético podem surgir sobre a África, por exemplo, ou um pólo norte sobre Tahiti. Estranho. Mas ainda é um campo magnético planetário, e ainda nos protege da radiação do espaço e tempestades solares.

ver legenda

Acima: modelos Supercomputer do campo magnético da Terra. À esquerda é um campo dipolar magnética normal, típico de longos anos entre inversões de polaridade. À direita é o tipo de terra de campo magnético tem complicado durante a revolta de uma reversão. [ mais ]

E, como um bônus, Tahiti poderia ser um ótimo lugar para ver a aurora boreal. Em tal momento, trabalho de Larry Newitt seria diferente. Em vez de tremores em Resolute Bay, ele podia desfrutar o aquecimento do Pacífico Sul, saltando de ilha em ilha, caçando pólos magnéticos enquanto auroras dançou em cima.

Às vezes, talvez, uma pequena mudança pode ser uma coisa boa.

http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2003/29dec_magneticfield/

via: http://claudiovelasco.ning.com


___________


Lisa Teixeira

http://muraldecristal.blogspot.com

Janeiro / 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário