Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Vulcão entra em erupção no Equador com tremores intensos


















O vulcão Tungurahua, localizados nos Andes equatorianos, se reativou neste sábado com tremores "de alta intensidade", explosões, estrondos e a emissão de cascalho nas aldeias próximas, informou o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional em comunicado. O Tungurahua, de 5.016 m de altitude e situado a cerca de 130 kms ao sul de Quito, mantém seu atual processo eruptivo desde 1999, tempo em que intercalou períodos de grande atividade e lapsos de relativa calma.

O Instituto Geofísico informou que desde as 4h40 (7h40 no horário de Brasília) deste sábado começou a registrar "um sinal sísmico constante de tremor" e pouco mais de uma hora depois houve uma explosão "de intensidade moderada", que gerou um ruído forte durante cinco minutos, escutado a 14 km do vulcão.

Em Baños, maior cidade da região, com cerca de 20 mil habitantes, foram sentidos ruídos leves e houve queda de cascalhos e cinzas. Segundo o instituto, "a atividade sísmica do vulcão continua, e se caracteriza por um sinal de tremor de alta energia".

Apesar de a cratera estar coberta de nuvens, os especialistas detectaram a existência de uma coluna de emissão de cinzas em direção ao noroeste. As autoridades ainda não anunciaram nenhuma medida em resposta à reativação do vulcão.

Sua última grande atividade ocorreu no final de 2011, quando o governo ativou o alerta laranja, o segundo mais intenso, iniciou os planos de contingência e abriu refúgios para a população, embora não tenha emitido ordens de evacuação.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5594590-EI8140,00-Vulcao+entra+em+erupcao+no+Equador+com+tremores+intensos.html

via: http://issoeofim.blogspot.com



_____________

Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Fevereiro / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário