Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Nós e Eles: Nossos Irmãos Animais

Imagem Gale Franey

Acho muita graça quando ouço qualquer um de nós seres humanos dizendo que nós somos "animais racionais", que somos "superiores aos outros seres vivos" e que por isso temos o direito de decidir o destino de todas as criaturas que vivem no planeta.

Pode ser difícil aceitar o que afirmarei agora, depois de ouvirmos tantas vezes, desde que nascemos, tantos discursos sobre a "superioridade humana". Não acredito que somos superiores a qualquer ser que vive nesse planeta (e isso deve servir para todos os outros planetas). Somos diferentes? Isso sim. Mas superiores? É fácil concluir que não. Aliás, se observarmos animais e plantas, é mais provável que cheguemos à conclusão de que somos, sim, inferiores. Imagine um ser que só retira da terra e do ar aquilo de que necessita para viver, que não suja o ar que respira ou a água que consome, que não faz guerras. E outro, que, além disso, só mata o que vai comer, mantendo assim o equilíbrio da cadeia alimentar e do ecossistema. Não são muito mais inteligentes?

Pode-se argumentar que o homem é capaz de escrever, ler, falar... Isso só prova, pelo menos para mim, que somos diferentes, mas não que somos superiores. Quase tudo que chamamos de progresso foi conseguido às custas da destruição do nosso planeta. Os outros animais e as plantas, não construíram nada parecido com o que chamamos de "civilização", mas também não destruíram nada. E todos estariam vivendo muito bem, não fosse por nossa intervenção no mundo.

Hoje um número razoável de pessoas se preocupa com a natureza, percebendo que se não tomarmos uma atitude agora, nós sofreremos as conseqüências, e não só os animais e as plantas. Mas muitos apenas se conscientizam por interesse próprio, e não porque entendem que nós não somos a única espécie nesse planeta que tem direito à vida. Enquanto a mentalidade do ser humano em relação aos outros seres não mudar, é improvável que a destruição do planeta chegue a um fim. Por isso, não devemos cuidar dos animais e das plantas pensando que somos responsáveis por eles porque somos superiores, e porque precisamos deles. Devemos entender que eles têm direito à vida e ao bem-estar tanto quanto nós, e que, portanto devemos tentar reparar todos os males que nossa espécie já causou a eles. E nessa tarefa, cada um de nós deve fazer a sua parte.

Niamh






Fonte: http://padmashanti.blogspot.com/
via: http://horacosmica.blogspot.com




___________

Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Fevereiro / 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário