Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

domingo, 23 de outubro de 2011

Terremoto de 7.3 causa danos no leste da Turquia

ANCARA, Turquia, 23 Out 2011 (AFP) -Um forte terremoto de magnitude 7,3, segundo o instituto de geofísica americano USGS, abalou neste domingo o leste da Turquia, causando danos e provavelmente vítimas, informou a imprensa local.

Várias casas desabaram em consequência do tremor registrado na província de Van, na fronteira com o Irã, informou a agência de notícias Anatólia, que fala de ocorrência de réplicas.

O USGS informou ainda que o epicentro ocorreu às 10h41 GMT, a 19 km no nordeste da cidade de Van.

Poucos minutos depois, ocorreu uma réplica de 5,6 de magnitude, localizada 19 km a nordeste de Van e a uma profundidade de 12 km, de acordo com o instituto americano, referência na matéria.

Antes, um canal de tv turco informou que um tremor de magnitude 6,6 atingiu o leste da Turquia. O instituto sismológico de Kandilli, em Istambul, afirmou, por sua parte, que a magnitude foi 6,6.

"Alguns edifícios sofreram danos, mas não recebemos informações de vítimas. O tremor causou muito pânico", afirmou o prefeito de Van, Bekir Kaya, ao canal NTV.

O dirigente informou ainda que a rede telefônica da cidade, que possui 380.000 habitantes, sofreu danos.

Um terremoto dessa intensidade costuma provocar muitos danos na Turquia, onde muitas casas são construídas sem respeitar as normas de segurança.

Estas leituras se baseiam na escala aberta de Magnitude de Momento, utilizada atualmente pelo serviço sismológico americano, que mede a área da falha de ruptura e a quantidade total de energia liberada pelo movimento telúrico.

fo/cn

Nenhum comentário:

Postar um comentário