Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dilma defende participação de países emergentes em nova ordem mundial

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta terça-feira a participação dos países emergentes na construção da nova ordem mundial, em discurso pronunciado durante a cúpula do IBSA (grupo formado por Índia, Brasil e África do Sul), realizado em Pretória. Dilma pediu que todos os países se unam em torno dos esforços para uma consolidação fiscal e coordenação macroeconômica, e reiterou sua vontade que as nações em desenvolvimento façam parte deste processo. Em seu discurso, a presidente também apoiou a reforma de organismos multilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM). Brasil, África do Sul e Índia fazem parte, ao lado de China e Rússia, do bloco de economias emergentes conhecido como Brics, que participará da próxima cúpula do Grupo dos 20 (G20, que reúne as principais nações ricas e emergentes), que será realizada em novembro com a crise da dívida nos países ocidentais e a ameaça de uma nova recessão em nível global como cenário de fundo. Nesse sentido, Dilma advogou por um acordo crível entre os países europeus, além da consolidação fiscal e da solidez dos sistemas bancários. Além disso, a presidente destacou o papel que os membros do IBSA exerceram no Conselho de Segurança das Nações Unidas durante as crises na Líbia e na Síria, o que demonstra que os países emergentes "têm capacidade para assumir um posto permanente no Conselho e dotá-lo de mais legitimidade". Dilma se reuniu hoje com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, no marco da quinta cúpula do IBSA. "O IBSA demonstrou que é possível crescer e ao mesmo tempo redistribuir a riqueza e criar empregos, e que a solução para a crise financeira não está em medidas conservadoras", declarou Dilma. A presidente aproveitou a oportunidade para convidar Zuma e Singh para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Meio Ambiente (Rio+20), que acontecerá no Rio de Janeiro em 2012. Dilma, que visita a África pela primeira vez desde que tomou posse, viajará hoje para Moçambique para participar amanhã das atividades do 25° aniversário da morte do ex-presidente moçambicano Samora Machel. Em seguida, a presidente visitará a Angola, antes de retornar para o Brasil na quinta-feira.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5420175-EI294,00-Dilma+defende+participacao+de+paises+emergentes+em+nova+ordem+mundial.html

Por: Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Outubro / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário