Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Noites escuras da alma

Um guia (...) - de Thomas Moore

"Em um momento ou outro outro da vida, a maioria das pessoas experimenta um período de tristeza, sofrimento, perda, frustração ou fracasso, tão perturbador que pode ser chamado de noite escura da alma. Se seu principal interesse na vida é a saúde, voce pode tentar vencer rapidamente a escuridão. Mas, se estiver procurando por significado,um caráter e substância pessoal talvez descubra que a noite escura tem grandes dádivas a lhe dar.
Hoje em dia, rotulamos muitas dessas experiências de "depressão", mas nem todas as noites escuras são depressivas, e a palavra é demasiadamente clínica para algo que nos faz questionar o próprio sentido da vida. Está na hora de encontrarmos uma maneira diferente de imaginar essa experiência comum e, assim, um modo diferente de lidar com ela. Mas fica o alerta - essa questão é sutil, e voce terá que fazer um exame apurado de si mesmo e dos exemplos que apresento neste livro para perceber como um episódio profundamente perturbador pode representar um precioso momento de transformação.
Toda vida humana é feita de luz e escuridão, felicidade e tristeza, vitalidade e embotamento. O modo como voce pensa nesse ritmo de estados de espírito faz toda a diferença. Você vai se esconder no auto-engano e nos entretenimentos? Vai se tornar cínico e depressivo? Ou vai abrir o coração ara um mistério tão natural quanto o sol e a lua, o dia e a noite, o verão e o inverno?
Se voce é como a maioria das pessoas, já experimentou várias noites escuras da alma.Talvez esteja vivendo uma agora, Talvez seu casamento seja difícil,m ou voce tenha um filho com algum problema, ou esteja permanentemente em um terrível estado de espírito. É possível que esteja sofrendo pela perda do cônjuge, ou de um de seus pais. Pode ter sido traída pela pessoa amada ou pelo sócio, ou talvez esteja enfrentando um divórcio. Para algumas pessoas, essas situações são problemas a ser resolvidos, mas para outras são fontes de profundo desespero.
Uma verdadeira noite escura da alma não é um desafio superficial, mas uma situação que afasta voce da alegria da vida cotidiana. Um acontecimento externo ou uma disposição interior que o atinge no cerne de sua existência. Não é apenas um sentimento, mas uma ruptura em seu ser, e pode levar um bom tempo até que voce consiga superar e chegar ao outro lado.
A noite escura não pode ser como a depressão. Em uma longa doença ou um casamento em crise, voce pode sentir preocupação, mas não ficar deprimido. Por outro lado, a depressão clínica pode ser uma noite escura. Não importa o nome que se dê, a experiência envolve voce como pessoa, como alguém que tem uma história, em temperamento, lembranças, emoções e ideias. Depressão é um rótulo e uma síndrome, ao passo que a noite escura é um evento significativo. Enquanto a depressão é uma doença psicológica, a noite escura é uma provação espiritual.
Muita gente pensa que o objetivo da vida é resolver os problemas e ser feliz. Mas a felicidade é uma sensação passageira, e voce nunca se livra dos problemas. Seu propósito na vida pode ser se tornar mais quem voce de fato é e se envolver mais com as pessoas e com a vida à sua volta, para realmente viver. Isso pode parecer óbvio, mas muitas pessoas passam o tempo evitando a vida.
Têm medo de deixa-la fluir e, com isso, sua vitalidade é canalizada para ambições, vícios e preocupações que não lhe trazem nada de positivo. A noite escura pode ser, paradoxalmente, um caminho de volta à vida. Ela reduz a vida a seus elementos essenciais e ajuda a pessoa a recomeçar.
Quero aqui explorar as contribuições positivas das noites escuras, por mais dolorosas que sejam. Não quero romantizá-las nem negar seus perigos. Eu as vejo, porém, como oportunidade de transformação interior, de maneiras que voce nunca imaginou. A noite escura é como Dante sonolento, desviando do caminho e entrando, desatento, na selva. É como Alice olhando para o espelho e, de repente, o atravessando. É como Odisseu sendo jogado pelas ondas tempestuosas e Tristão à deriva, sem remos,. Voce não escolhe a noite escura - ela lhe é dada. Sua tarefa é se aproximar dela e peneirá-la em busca do ouro.
[...]
Sua noite escura pode ser um rito de passagem. Pode lhe oferecer a oportunidade de realizar uma mudança significativa na vida. Essas mudanças não são fáceis, principalmente porque exigem que voce adentre o desconhecido. Talvez voce precise explorar a fundo seus recursos - suas experiências passadas, seu aprendizado, as qualidades pessoais que já desenvolveu, de modo que sua noite escura o leve às profundezas."
- Thomas Moore [1940- ], "Noites escuras da alma: um guia para iluminar seu caminho em meio às provações da vida"; trad. Macos Malvezzi Leal. Campinas, SP: Verus. 2009.

Fonte:http://www.flickr.com
Por: Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Outubro / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário