Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

COITÊINERES QUE VIRAM CASAS


Historicamente utilizados para o transporte de carga, oscontêineres marítimos passam no máximo dez anos viajando de porto a porto até serem descartados. Mas um novo conceito naconstrução civil está impedindo que estes grandes recipientes de metal virem sucata. Além de ser uma forma de reaproveitamentointegral do material, a construção de casas-contêiner economiza recursos naturais, pois dispensa o uso de areia, tijolo, cimento. E ainda esbanja um design pop e inovador.

Na Inglaterra, a empresa inglesa Urban Space Management já levantou mais de 20 construções utilizando contêineres. Em 2001, seu projeto Container City deu origem a um prédio de cinco andares na antiga zona portuária de Docklands, em Londres. O edifício é feito com 80% de material reciclado e ficou pronto em cinco meses.


Já a Holanda abriga o maior complexo habitável de contêineresdo mundo. Desenvolvido pela empresa Tempohousing, em 2005, o projeto construiu 12 edifícios para atender à demanda de moradias estudantis em Amsterdã. Cada unidade possui um dormitório independente, com cozinha, banheiro e varanda.

Já pensou uma cidade inteira feita de contêineres? Pois ela existe e é uma das principais atrações turísticas da Cholula, no México.Idealizado pelo designer gráfico Gabriel Esper Caram, o local possuicinco mil m² de área urbana, onde cerca de 50 contêineres que perderam o uso comercial estão instalados. Dentro deles funcionambares, lojas, livrarias, galerias de arte, restaurantes, padarias e até hotéis. Todos eles possuem um sistema térmico para manter a temperatura ideal, além de isolamento acústico.

A estrutura conta ainda com rede wi-fi disponível para toda a cidade emúsica ambiente nas suas vielas.

No Brasil, uma série de projetos residenciais e comerciais que utilizam contêineres já foram desenvolvidos. Um deles é a casa ecologicamente correta criada pela arquiteta Lívia Ferraro. Com apenas 6 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, não é muito espaçosa, mas o acabamento deixa o ambiente muito charmoso. “Eu tinha essa ideia há muito tempo. Mas só com essa onda de sustentabilidade que os arquitetos começaram a aceitar a ideia de projetar uma casa de metal reciclado”, conta.

A residência possui um sistema de armazenamento da água da chuva, painéis de energia solare sistema de tratamento de resíduos.

O módulo básico de 15 metros quadrados custa R$ 39 mil, com acabamento e mobília incluídos.

Matéria extraída do site Greenvana, onde rolam conteúdos muito interessantes sobre vida racional, sustentável, futurista.


Fonte: http://style.greenvana.com/

Por: Lisa Teixeira

http://muraldecristal.blogspot.com

Outubro / 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário