Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alienação



"A massa sustenta a marca, a marca sustenta a mídia, a mídia controla a massa." (George Orwell)


"Nosso maior inimigo somos nós mesmos
Reféns de nossa própria ignorância (ignorância da própria)
Orgulho, às vezes o que o espelho mostra é duro de ver
Admitir que o que tu critica é bem parecido com você" (BNegão)


Não há nada de errado em alienar os outros, o problema está em se deixar alienar. Por que as pessoas se deixam alienar? Simples. Para fazerem parte do grupo, por que se elas não usarem a mesma roupa do grupo, não assistirem o mesmo canal que eles e nem curti os mesmo links no facebook, elas estarão excluída do grupo, do meio que a cerca, e como sabemos o homem não consegue viver sozinho, ele é um ser social.

Sempre teve alienações, a história humana é cheia delas, as tradições e a cultura são as mais antigas, todo grupo que existe esta tentando te alienar de algum modo, a igreja te aliena, o estado te aliena, a televisão te aliena, sua família te aliena, pode se dizer que o trabalho aqui no Mutamos é um modo de alienar. Qual é o trabalho do alienador? Ele cria um grupo e faz parecer que somente nesse grupo terá a segurança, a união e a justiça, que fora dele você estará correndo perigo, já que o grupo dele é melhor que os outros. O alienador também cria as regras do grupo, dizendo o que é certo e errado, como se deve viver, o que se deve vestir, etc. Depois o alienador começa fazer comparações com os outros alienadores, e ai começa a guerra, o combate, nação contra nação, cristão contra muçulmano, facebook contra orkut, uma discriminação sem fim, para ver quem consegue alienar mais.

Quando o alienado consegue se liberta da alienação,"sistema", ele acaba caindo em outra forma de alienação, "comunista", "anarquista", "espiritualista", "zeitgeistista", pensando que assim ele poderá derrubar quem o estava alienando, e assim em vez de ser um alienado ele começa alienar os outros e tornamos o que antes criticava. O problema está em querer colocar o que é certo e o que é errado, fazendo parecer que um grupo é melhor que o outro, e isso gera um sentimento de superioridade, entretanto, como pode ter alguém superior que o outro, se somos todos semelhantes, levando em conta que somos todos seres humanos.

Por isso existe a regrinha do Mahatma Ghandi: "Seja você a mudança que deseja ver no mundo", não se preocupe com a alienação alheia, sempre fique de olhe na sua própria.

Nós somos o alienador e o alienado.

(Matuzaleu)

Fonte: http://mutamos.blogspot.com
Por: Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Outubro / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário