Foto/Crédito: David Tremblay (divulgado no Spaceweather.com)
Mancha Solar imensa na sperfície do Sol
Mancha Solar imensa na sperfície do Sol
Por Gério Ganimedes
Como um dragão negro na superfície do sol, o grupo de manchas AR 1429 está olhando para a Terra, enfurecido e cuspindo plasma em nossa direção. A atividade do grupo de manchas solares AR1429, continua a crescer e está agora mais de sete vezes maior do que a Terra, o que se torna um alvo fácil para telescópios solares. Na verdade, ontem, David Tremblay registrou como grande esta este dragão solar. A foto foi tirada no Novo México e podemos constatar que momentos como este, exige técnica apurada, genialidade e sensibilidade por parte deste fotógrafo, astrônomo e artista. Neste registro vemos o quanto pequenos somos diante da grandeza e fúria de nossa estrela.
Os meteorologistas do clima espacial do NOAA estimam uma chance de 40% de um alargamento de plasma solar de Classe X-solar a partir de hoje originados na grande mancha solar AR1429. A mancha solar esta quase de frente para a Terra, portanto, quaisquer erupções devem ser geoefetivas – responsáveis por tempestades geomágnéticas na magnetosfera terrestre.
Observando o gráfico abaixo podemos notar que os índices das últimas explosões solares estão sempre na área vermelha, sendo que só agora de manhã duas novas explosões de Classe M foram produzidas na referida mancha solar. Espera-se, baseado na leitura do gráfico que esta tendencia se mantenha nas próximas horas, podendo inclusive ocorrer brevemente outra explosão com EMC (Ejeção de Massa Coronal) de Classe mais elevada e com ventos solares atingindo velocidades espantosas.
n3kl.org
Agora pela manha os gráficos de velocidade do vendo solar, obtidos pelo Observatório Solar e Heliosférico da NASA (SOHO), chegaram a resgistrar ventos solares de 933 Km/s, uma marca extremamente alta no que se refere a uma média de 400 até 600 Km/s em uma atividade relativamente normal.
Parece que iniciaremos um final de semana com grandes possibilidades de tormentas magnéticas e solares. Durante as poucas horas de nove de março de 2012, o Sol já mostrou que não esta para brincadeira, no entanto parece que isto não está preocupando a mídia convencional brasileira, já que nada é divulgado ou apresentado em uma reportagem mais detalahada e abrangente sobre o que se passa em nosso sol. No entanto em outros países assim como nos EUA, de acordo com e-mails que venho constantemente recebendo, de colaboradores e leitores do Projeto Quartzo Azul, que moram por lá, eles estão sendo constantemente informados pela mídia, assim como pelos orgãos responsáveis como o NOAA.
Infelizmente o Brasil é assim. "Vivemos como cegos em orgias, tendo que apalpar ..." Lamentável conduta jornalística, que fixa seu olhar e atenção em futebol, mulheres devassas e Reality Shows escandalosos. Mais atualmente, um novo prato cheio, para a fome da cultura inútil do país, se tornou o alvo principal - A Copa do Mundo de 2014. É triste dizer, mas meu patriotismo morre a cada dia, ao ver que além dos políticos que continuam mentirosos e arrogantes, fedendo a dinheiro, de seus milionários salários, ainda temos que sofrer com a olcultação dos eventos que sabemos que estão acontecendo e que uma imensa parte da população que não pode ou não acredita, não sabe.
É uma pena, que nosso jornalismo caminhe do jeito que está caminhando, em meio a fumaça, ao fedor e a falta de visão global – limitada a uma "entidade", que se diz do tamanho da Esfera Global, mas que na verdade sufoca e entorpece a população, com programações chulas, desclassificadas, irreais, esdrúxulas e que nos fazem sentir envergonhados perante nossos filhos, quando até mesmo "estupro", é registrado pelas câmeras, transbordando como um "balde de merda", que escorre pela tela da tv dentro de nossos lares.
Tenho vergonha de tudo isso e todo dia sinto esse peso nos ombros. Não consigo vislumbrar um dia seguinte digno de seres humanos que amam, trabalham, se esforçam para melhorar e serem verdadeiros. O que temos são veículos de comunicação que filtram o que deve ser exposto. Perfumam a merda, ventilam a podridão de nossa sociedade científica e cobrem o "sol" com uma cortina negra de desinformação e omissão de dados importantes, reais e vitais.
Senhores da informação e da notícia, façam brilhar seus diplomas tão batalhados e suados, façam valer sua condição de “veículo de informação” e suas promessas ao pé da mesa de formatura, sua tão importante posição social, tão esbravejada e caracterizada através das lentes das câmeras e transmitidas diante de nossos olhos confiantes em sua verdade. Por favor, tenham no mínimo, respeito ao nossa inteligência e capacidade de discernir o real, da publicidade, da apelação e do que é escondido.
Gério Ganimedes
Estamos atentos ...
Fonte e Crédito de fotografia: Spaceweather.com / David Tremblay
Fonte de Gráficos: Spaceweather.com, NOAA, n3kl.org
Análise de boletins informativos, tradução e texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©
Nenhum comentário:
Postar um comentário