Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Esquadrão de Caças Espaciais para Proteger a Terra

Por Gério Ganimedes


P
arece até um filme de ficção científica, imaginar frotas de satélites “caças” equipados com poderosos lasers, unidos em uma só missão – proteger a Terra de ataques de asteróides, no entanto, só parece ficção. (Bruce Willis, pode ficar tranquilo ... acho que fica pra próxima, mas se não der certo a gente te chama!)

Até agora, a investigação sobre um "escudo eficiente para proteger nosso planeta do ataque de asteróides, tem se concentrado em idéias de enormes satélites, portando armas igualmente grandes, mas os pesquisadores da Strathclyde (http://www.strath.ac.uk/) pensam que 'satélites caças' poderiam trabalhar juntos, para destruir um enorme asteróide e estão pesquisando e desenvolvendo, um esquadrão de satélites equipados com lasers potentes para fazer o trabalho.

Dr. Massimiliano Vasile, do Departamento de Engenharia Mecânica Aeroespacial da Strathclyde, está conduzindo a investigação. Ele disse: "A abordagem que estamos desenvolvendo envolveria o envio de pequenos satélites, capazes de voar em formação com o asteróide e disparando seus lasers no asteróide de perto”.

O uso de lasers de alta potência no espaço para aplicações civis e comerciais está engatinhando e um dos principais desafios é ter alta potência, alta eficiência e alta qualidade no feixe, em todos ao mesmo tempo”.

"O problema adicional com a deflexão de asteróides é que quando o laser começa a quebrar a superfície do objeto, a nuvem de gás e detritos invade o veículo espacial contaminando o laser. No entanto, os testes de nossos laboratórios têm provado que o nível de contaminação é menor do que o esperado e os lasers podem continuar a funcionar durante mais tempo do que o previsto”.

Uma frota de satélites, relativamente pequenos, voando em formação e cooperativamente disparando lasers movidos à energia solar, para um asteróide iria superar as dificuldades associadas com os métodos atuais que estão focados em naves espaciais de grande porte.

Pouco mais de 100 anos atrás uma área de 2.000 km quadrados de vegetação foi destruída quando um objeto acredita-se, que entre 30 e 50 metros de diâmetros, explodiu nos céus de Tunguska, na Sibéria.

Dr. Vasile disse: A classe Tunguska de eventos são esperados para ocorrer dentro de um período de alguns séculos”.

"Asteróides menores colidem com a Terra com mais freqüência e geralmente, queimam na atmosfera, embora alguns deles atinjam o chão ou explodem a altitudes potencialmente causadoras de danos a edifícios e pessoas”.

“Nós poderíamos reduzir a ameaça, representada pela colisão potencial com objetos pequenos e médios, usando uma frota de naves espaciais pequenas e ágeis cada uma equipada com um laser altamente eficiente, que é muito mais viável do que uma nave espacial grande, única carregando um laser de ários mega watts”.

Nosso sistema é escalonável, um maior asteróide exigiria a adição de uma ou mais naves espaciais na frota e intrinsecamente redundante - se uma nave espacial falha as outras podem continuar”.

O Dr Vasile está investigando a utilização do mesmo conceito, para remover restos de espaço. O número de objetos em órbita classificados como resíduos é cada vez maior e sem solução, sendo amplamente aceita sua remoção.

Pesquisadores da Universidade de Strathclyde acreditam que os lasers aplicados nestes "entulhos" poderiam baixar a órbita original do lixo espacial, e reduzir o congestionamento.

O Dr. Vasile explicou: “A quantidade de detritos em órbita é tal, que podemos experimentar a chamada síndrome de Kessler - isto é, quando a densidade fica muito alta, as colisões entre os objetos podem causar um efeito cascata exponencialmente crescente de outras colisões”.

Fonte: Daily Mail – Science
Leia a materia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor

Ao menos alguém está se preocupando não só com o ataque dos asteróides, mas também com o risco potencial do lixo espacial. Tirei o chapéu!

Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

Fonte e Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©: http://projetoquartzoazul.blogspot.com/2012/03/esquadrao-de-cacas-espaciais-para.html#ixzz1qPucBFtw



__________

Lisa Teixeira
Março / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário