Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

domingo, 4 de março de 2012

Marte Está mais Vermelho Este Final de Semana ... Mas Está Tudo Bem!

Foto da penúltima aproximação de Marte - Disco planetário Cheio
Em 7 de março de 2012 ele se apresentará assim.
Crédito: Gério Ganimedes



Por Gério Ganimedes


Este final de semana, vocês serão capaz de detectá-lo, mesmo sem um telescópio. Astrônomos estão animados à espera, para ver Marte no céu, à noite, neste fim de semana, quando o planeta estará no seu ponto mais próximo da Terra em dois anos, tornando-se visivelmente brilhante e vermelho, mesmo a olho nu. O evento, conhecido como “Oposição” acontece uma vez a cada 26 meses, quando as órbitas da Terra e de Marte alinham-se de maneira que os dois planetas formam uma linha reta com o sol. Na verdade, este evento cósmico é chamado de OPOSIÇÃO, porque o Planeta Vermelho fica exatamente no lado oposto da Terra em relação ao sol. No entanto, devido à trajetória elíptica de Marte em torno do sol, o planeta vermelho estará mais próximo de nós na segunda-feira, quando vai estar a 100,7 milhões de quilômetros de distância de nós.

Foto atual de Marte - observe a cor avermelhada
Crédito: Gério Ganimedes

Com um telescópio, astrônomos e entusiastas serão capazes de ver as calotas de gelo do planeta vermelho e detalhes de sua superfície. Marte será visível na Constelação de Leão, onde será o astro mais brilhante no momento da OPOSIÇÃO.


A órbita oval ou elíptica de Marte significa que algumas oposições trazem o planeta mais próximo da Terra do que outras. Esta oposição atual, não é uma das mais próximas, porque ocorre quando Marte está mais distante, ou seja, quando ele recebe menos luz do sol durante uma órbita. Outra oportunidade de ver o planeta vermelho próximo, será 7 de março de 2012, quando Marte estará o mais próximo de uma “lua cheia” – disco planetário totalmente iluminado.


Texto: Gério Ganimedes
Fonte de pesquisa: Space.com - Daily Mail - UK (Science)
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Fonte: http://projetoquartzoazul.blogspot.com




___________

Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Março / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário