Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Japão teve quase 600 terremotos de mais de 5 graus em 1 ano

O Japão registrou quase 600 terremotos de magnitude superior a 5 graus na escala Richter desde o terremoto de 9 graus que assolou o nordeste do país há quase um ano, informou nesta quinta-feira a Agência Meteorológica japonesa.

A poucos dias do primeiro aniversário da tragédia, a agência especificou que o arquipélago sofreu desde então 97 réplicas de mais de 6 graus na escala Richter e outras seis superiores a 7 graus. A agência também detalhou que o último grande sismo aconteceu em 1º de março no litoral de Ibaraki, ao norte de Tóquio, onde houve um tremor de 5,3 graus.

Apesar de o número de réplicas ter diminuído, a agência recomenda que se mantenha a precaução diante de um eventual terremoto, já que estão ocorrendo réplicas de 5 graus em outras áreas do norte do país, como Niigata e Akita.

A Agência Meteorológica japonesa, no entanto, reiterou que a possibilidade de o Japão registrar réplicas superiores a 7 graus é cada dia menor.

O terremoto de 9 graus ocorrido no nordeste do país provocou um tsunami que arrasou a costa com ondas de até 15 metros, o que deixou quase 20 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos, e 470 mil deslocados.

Além disso, foi provocada na usina de Fukushima Daiichi a pior crise nuclear desde a de Chernobyl, em 1986, o que afetou gravemente a agricultura, a pecuária e a pesca na região.

O Japão fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, pelo que está relativamente acostumado a tremores que, em sua maioria, não têm consequências graves devido às rígidas normas de construção em vigor e à rigorosa preparação de sua população.



Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5653520-EI8143,00-Japao+teve+quase+terremotos+de+mais+de+graus+em+ano.html

via: http://issoeofim.blogspot.com/



__________

Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Março / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário