Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Cura pelos Cristais





«O que é a cura pelos cristais? É denominado por Cura pelos Cristais o uso dos cristais sobre o corpo e à sua volta de forma a efectuar mudanças benéficas e transformar desequilíbrios. Eles aumentam a energia, limpam de energias prejudiciais, libertam energias estagnadas ou bloqueios energéticos e transformam padrões destructivos.

Esta abordagem à saúde é baseada na visão de que toda a vida é composta por energia e que o corpo físico é um microcosmos que reflecte o macrocosmos do universo. O nosso planeta e o universo existem como uma permanente dança de equilíbrio de forças. O ar que respiramos, o calor da luz do sol, comida e água, tudo são energias das quais nós dependemos para viver. Enquanto organismos, encontramos o equilíbrio ao receber, armazenar, transformar e transmitir essa energia. Assim, se algo no seu sistema energético ou no equilíbrio do nosso ambiente falha, o equilíbrio das funções que suportam a vida fica desigual e podemos espiralar até um padrão destructivo de doença.

Força Vital

De acordo com os cientistas, nós estamos rodeados por um mar de radiações. A maioria das quais geradas pelo sol. Algumas chegam até nós vindas do espaço exterior. Estas duas fontes unem-se às energias produzidas pela própria Terra e pela humanidade na forma de emissões de televisão e rádio, fornecimento de electricidade e por aí além. Todas elas se unem e forma uma sopa energética com radiações de fundo onde se desenrola toda a actividade na terra.

Esta sopa energética é mensurável usando instrumentos modernos, mas muitas civilizações antigas já suspeitavam da sua existência muito antes do equipamento de medida ser inventado. Algumas delas até reconheciam que aspectos desta radiação – notavelmente, estas ondas de comprimento geradas pelo sol – eram a força motriz por trás de toda a vida no nosso planeta.

A energia agora medida pelos cientistas é a mesma energia que a tradição Védica refere como prana, chamada de chi na China e Ki no Japão. Referir-me-ei a ela apenas como força vital, uma vez que é aquilo que é, essencialmente. A força vital expressa-se de maneira diferente em níveis diferentes da realidade: ao tornar-se matéria afecta todas as funções físicas, mas a mesma força vital é também a Consciência pura da aspiração espiritual ocidental. Assim, quando somos capazes de experienciar a sensação de benção, uma paz que nos invade, amor, sintonia, tocamos o aspecto espiritual da força vital e voltamos ao todo e à ligação com tudo o que é.

As qualidades de cura da força vital são muito bem demonstradas no sistema de acupunctura Chinesa que trata o corpo equilibrando o fluxo de energia chi que passa através do mesmo. A medicina Ayurvédica utiliza o prana de um modo idêntico para equilibrar o sistema. Basicamente, quanto mais força vital conseguimos absorver e fazer circular a todos os níveis, mais equilibrados, saudáveis e em sintonia estaremos. A intenção na cura com cristais é transformar a força vital não manifestada em formas de energia que possamos realmente usar. Mas a energia move-se de formas misteriosas.

Cada pensamento que temos afecta a energia, mutas vezes construindo padrões complexos que influenciam profundamente quem somos e como experienciamos a vida. E uma vez que todos nós temos um campo energético, podemos afectar a nossa saúde ao alterar os nossos pensamentos. Todos nós já experimentámos a influência da tristeza, raiva, arrependimento ou alegria no nosso bem estar. A exposição repetida a pensamentos negativos, quer sejam nossos ou de outros, pode levar a estados de depressão e doença física, enquanto experienciar simpatia, amor e beleza pode suavizar, inspirar e curar. Em consequência, podemos criar uma boa saúde – ou doença – pela natureza dos nossos sentimentos e pensamentos e pela nossa resposta consciente à vida.

A saúde também é afectada por mudanças no campo energético que rodeia o nosso corpo. Nós somos influenciados de fora por aquilo que acontece no nosso ambiente e pelo estado energético das pessoas que nele vivem. São ambos a galinha e o ovo: o pensamento influencia a energia e a energia influencia o pensamento. Mas nós temos o poder de escolher como responder e influenciar a nossa saúde de acordo com essas escolhas.
A Cura pelos Cristais baseia-se numa abordagem essencialmente holística. – Isto significa que o quadro geral do paciente – estilo de vida, atitudes, estado de espírito, ambiente – é tomado em conta. É uma terapia que tem como objectivo restaurar o equilíbrio e bem estar da pessoa como um todo. Funciona permitindo-nos entrar em sintonia com os ritmos da vida, respeitar a criação, equilibrar as forças e influências que vão entrando na nossa vida, libertando hábitos e atitudes que já não nos servem. A saúde óptima depende da co-operação com o equilíbrio natural da vida. Isto não é muito fácil, uma vez que significa viver com a maior consciência e sensibilidade possíveis, ligando-nos de novo com o nosso verdadeiro ser.

Energia dos Cristais e como funciona

Os cristais eram usados nos ritos shamânicos primordiais como ferramentas de iniciação e cura, talismãs, profecia e contemplação mística. Hoje não são menos importantes enquanto componentes vitais na nossa tecnologia científica. Mas a par desta tecnologia, inúmeras pessoas estão uma vez mais a reconsagrar os cristais pelas suas ancestrais funções sagradas.

No nosso mundo de alta tecnologia, é difícil acreditar no quanto os cristais influenciam as nossas vidas. Nós habitamos um planeta largamente formado por cristais e vivemos em edifícios tornados possíveis pelos cristais. A pedra natural é uma estrutura cristalina, assim como a maioria dos materiais de construção artificiais. Mesmo o cimento que os liga depende do crescimento de cristais para endurecer.

Os cristais são a base de uma grande parte da tecnologia, ciência e medicina, das quais depende a nossa civilização. Sem os cristais não teríamos computadores, equipamentos modernos de telecomunicações ou cirurgia laser. Como diz Ian Mercer numa excelente introdução ao assunto:

“Usamos o conhecimento e a forma de controlar as formas como os cristais se comportam sempre que atravessamos pontes, apreciamos doces, vemos televisão, viajamos de comboio, carro ou avião, pintamos a porta de casa, seguramos uma chávena, telefonamos para casa, abastecemos de gasolina e vemos as horas.”

Os cristais têm desempenhado um papel muito importante na medicina ortodoxa através da história e continuam a fazê-lo nos dias de hoje. Um exemplo típico é a Kunzite que se tornou a fonte principal de Lítio. O lítio, quando administrado na forma de carbonato de lítio (um pó branco), é um medicamento importante na prevenção e tratamento da maníaco-depressão.

O lítio também desempenhou um papel importante numa das maiores descobertas do século vinte. Em 1932, os cientistas realizaram um antigo sonho alquímico quando John D. Cockcroft e Ernest Walton bombardearam lítio com protons acelerados electricamente e os transformaram num outro elemento.

A transmutação é agora um processo comum devido à disponibilidade de potentes partículas aceleradoras e reactores nucleares. Mais de 1.500 radio-isotopos foram sintetizados, muitos dos quais têm um grande valor no uso da medicina e da indústria. O milagre dos alquimistas é hoje possível... tudo devido a processos que envolvem cristais.

Mas não precisamos de uma partícula aceleradora para demonstrar as porpriedades mais interessantes dos cristais. Podemos começar por algo tão simples como um martelo. Se batermos numa ponta dum bastão cristal de quartzo num quarto escurecido, veremos um breve clarão de luz na outra ponta. A luz é de facto uma faísca eléctrica. O que aconteceu foi que o cristal transformou a energia cinética (o impulso da martelada) em energia eléctrica (a faísca). Este processo é conhecido como efeito piezo-eléctrico – algo que faz funcionar a maioria dos isqueiros que se encontram à venda.
Associado de perto a este efeito piezo-eléctrico está o efeito piro-eléctrico, outra fascinante propriedade física dos cristais. Para demonstrar este efeito, só precisa de atirar para a ponta duma pequena fogueira o tipo de cristal correcto - a turmalina é uma boa escolha. Ao aquecer, o cristal primeiro atrai as chamas e depois repele-as devido a cargas eléctricas imbuídas na sua superfície.

Mas talvez a mais agradável demonstração das propriedades físicas de um cristal, não necessita de ferramentas. Faça incidir uma luz branca através dum cristal colorido e veja sair deste luz colorida. Este efeito é tão comum que nem paramos para pensar no milagre que é. É, de facto, um processo extraordinariamente complexo. A cor da luz está directamente relacionada com o comprimento de onda. As impurezas no cristal fazem com que certas frequências da luz branca sejam absorvidas. A luz absorvida confere ao cristal a sua cor. O restante comprimento de onda determina a luminosidade que emerge. Pode fazer esta demonstração simplesmente pendurando um cristal na janela ou segurando-o contra a luz do sol.

Há alguns anos atrás, cientistas fizeram experiências com cristais em que descobriram que se os espremermos, eles libertam alguns electrões. Assim que diminuimos a pressão o cristal volta à sua forma original, absorvendo os electrões em falta do ar à sua volta.

Os cientistas começaram a considerar se o processo contrário seria possível. Por outras palavras, se o cristal se expandiria se o forçado a absorver electrões adiccionais e voltar ao normal após desligada a corrente de electrões.

A ideia era fácil de testar experimentalmente. Uma corrente de electrões é apenas corrente eléctrica. Assim, eles uniram electrodos a um cristal, ligaram a corrente e mediram. O cristal expandiu mesmo enquanto a corrente estava ligada e voltou ao seu tamanho normal quando esta foi desligada.

Estamos aqui a falar de movimentos ínfimos – vibrações que não podem ser vistas a olho nú. Mas o que se passa é que ao alimentar o cristal com uma certa quantidade de electricidade o grau de vibração que este produz é absolutamente constante. Se houver algum tipo de variação, é tão pequena que na prática pode ser descartada.

Pode não soar uma descoberta particularmente importante, mas é. A fiabilidade máxima das vibrações de um cristal tornou-o o coração ideal de equipamentos de rádio e televisão, instalações de radar, sistemas informáticos... na verdade está em todo o lado onde seja necessário um controlo preciso de frequências. Pode neste momento estar a usar um exemplo deste uso do cristal no seu pulso. Os relógios de quartzo garantem uma precisão incrível porque o pequeno chip de cristal que têm dentro vibra a uma taxa de total confiança.

De tudo isto, fica claro que, pelo menos a um nível mundano, a principal característica dos cristais é a transformação de energia – a energia colocada no cristal nem sempre (e não necessariamente) é a mesma energia que volta a sair. O uso do cristal na óptica e tecnologia laser indica um talento adiccional para focar e transmitir energia. O uso de cristais em computadores mostra que estes também têm capacidade de armazenamento.

A questão é se estas propriedades demonstradas operam em níveis mais subtis como os povos antigos acreditavam. Muitos peritos modernos pensam que sim.

Ra Bonewitz, no seu livro Cosmic Crystals, diferencia os efeitos dos cristais entre mundanos e espirituais. Na primeira categoria ele coloca todas as coisas que temos estado a discutir – os efeitos mensuráveis da energia cinética, electricidade e por aí diante. Na categoria de efeitos espirituais, ele coloca energias como o pensamento, intenção, cura, etc., que não podem ser medidos mecanicamente mas podem certamente ser experienciados.
Bonewitz afirma que as propriedades mundanas dos cristais são paralelas aos seus atributos espirituais. Esta afirmação é confirmada por utilizadores de cristais de todo o mundo. O Quartzo, o cristal mais usado, transforma, foca/concentra, amplifica, transmite e armazena energias subtis com tanta eficácia como o faz com a electricidade.

As propriedades espirituais dos cristais

O Quartzo transparente amplifica a função do hemisfério direito do cérebro, que influencia as percepções intuitivas e sentimentos – portanto trabalhar com cristais pode na realidade aumentar a sua intuição. Pode experimentar uma maior atenção/consciência. Pode desenvolver uma maior sensibilidade às cores, sons e fluxos de energia do seu corpo e à volta deste. Pode descobrir que é psíquico ou telepático. Estes são desenvolvimentos empolgantes, no entanto são experienciados por utilizadores de cristais se não diariamente pelo menos o suficiente para ser um facto reconhecido.

O Quartzo também tem a capacidade de transformar um campo energético desequilibrado. Assim quando se sentir stressado, enervado, o cristal equilibrará de novo a sua energia, revitalizando-o.

O Quartzo transmite força vital através do sistema energético humano, trazendo equilíbrio e cura. OS cristais são ideais para concentrar os seus pensamentos e receber energia, um lado valioso da prática de meditação e cura. A clareza do cristal de quartzo tornam-o o transmissor e amplificador ideal para o uso das cores na cura.

Finalmente, a experiência mostra-nos que o quartzo tem a notável capacidade de armazenar uma forma pensamento. Isto significa, essencialmente, que pode programá-lo para um fim específico. Os cristais podem também ajudar-nos na meditação a experienciar outros níveis de consciência e a perceber um pouco mais da realidade espiritual.

À parte do quarzto, muitos outros minerais mostram propriedades de cura. O glorioso espectro de cores encontrado nos cristais é também significativo, uma vez que as cores vibram a taxas diferentes. Uma ametista roxa vibra a uma taxa extraordinária de 750 trilhões por segundo enquanto o rubi vermelho vibra a uma taxa de 460 trilhões por segundo. Muitos cristais diferentes são descritos na directoria, no fim do livro, onde estão listadas as pedras mais conhecidas assim como o guia dos teus atributos tradicionais.

A sensibilidade é de vital importância para o terapeuta de cristais. Não só cada paciente tem a sua personalidade, temperamento e experiência de vida, como cada cristal tem também o seu carácter único. O que significa que duas pontas de cristal de quartzo idênticas podem ser indicadas para diferentes tipos de trabalho. É a sensibilidade e experiência do terapeuta que determinam a forma mais apropriada de trabalhar com eles.

É claro que curar com cristais não é como usar um livro de culinária. O desconforto físico manifestado nem sempre é a raíz da doença e uma das razões porque os cristais podem ser de grande ajuda é por equilibrarem os campos energéticos, ajudando o paciente no seu próprio processo de cura do corpo/mente. Pacientes diferentes com o mesmo problema podem necessitar de diferentes abordagens e podem muito bem responder de forma diferente aos mesmos cristais, dependendo da constituição, temperamento e ambiente. Além do que, os cristais respondem a outros cristais das mais variadas formas. A energia do terapeuta, a energia do paciente e a energia do cristal interagem. Estes factores precisam ser considerados com sensibilidade e cuidado ao usar os cristais na cura.»

© Jacquie Burgess, 1997
traduzido e adaptado por Sofia Morgado 





Fonte:  http://www.universodeluz.net




____________

Lisa Teixeira
Outubro / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário