Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A ÚLTIMA BATALHA DOS 300 DE ESPARTA




















A Batalha das Termópilas ocorreu durante a guerra Greco-Pérsia,por volta de 480BC. Uma força de apenas 300 espartanos junto com o seu rei Leónidas,ficou sozinho contra um exército de três milhões de persas" a defender seu país com probabilidades de um mil a um. A invasão foi da Pérsia, liderada pelo rei tirânico, Xerxes, none 'Lucida Grande', Garuda, determinado a conquistar os gregos divididos em regiões e politicamente. A Grécia antiga não era o país que conhecemos hoje, mas dezenas de pequenas cidades-estado "ligadas por alguns,não oficiais,acordos". A maioria destas cidades-estado da Grécia central e do Sul reuniram-se em none de Corinto ao primeiro sinal da invasão para formar uma resposta. Foi decidido que o exército formado seria, sob o comando espartano. Os espartanos eram guerreiros altamente treinados,desde a sua infância,e a maioria das outras unidades gregas eram apenas,de cidadãos soldados amadores.

" A Ultima Batalha dos 300 de Esparta "

O espartano Leónidas liderou a guarda avançada do exército para o desfiladeiro de Termópilas, perto da Lamia de hoje, a principal passagem para a Grécia central. Termópilas era visto como uma lugar de luta para ganhar tempo para a real mobilização.Um defensor podia ganhá-la com relativamente poucos homens. O estreito vale era um gargalo estratégico que permitia apenas um pequeno número de homens entrarem em combate,a qualquer momento. Os gregos e os persas, chegaram ao campo de batalha sencivelmente ao mesmo tempo. O rei persa mandou seus espiões para a frente e descobriu exactamente como a pequena força grega era. Ele enviou um emissário para negociar a rendição. As condições oferecidas aos gregos elevaram a possibilidade de se retirarem sem serem molestados e voltar para suas casas em troca de deporem as armas.

A resposta do líder foi gravado por Heródoto. A resposta foi simples: traduzido para "Venham e Peguem-nos." Quando um soldado espartano foi informado de que o exército teria tantas flechas de fogo que apagaria o sol, ele observou: "Bom, então vamos lutar na sombra." Quatro dias passaram,Xerxes esperou que os gregos saissem.Mas relataram que os espartanos faziam exercícios,tomavam banho e lavavam os cabelos. Estas foram as tradições que a infantaria espartana realizou antes de ir para a batalha. Espantado com a sua teimosia, Xerxes ordenou um ataque na madrugada do dia cinco, 16 de setembro, 480BC. Dias de combate na passagem das Termópilas mostraram os espartanos aparentemente imbatíveis. Mas o historiador Heródoto fala sobre a traição que finalmente os derrotou. Os espartanos na primeira batalha, puxaram as tropas para os campos estreitos matando num combate selvagem,pesadas baixas foram sustentados pelos ersas como a disciplina dos espartanos mantiveram a linha de defesa. Ondas e ondas de soldados vestidos de couro Pérsico surge de frente, pisando os cadáveres dos seus companheiros mortos, apenas para morrer nas mãos dos espartanos blindados atacariam,apenas para serem esmagados ou para recuarem. Isso continuou por dois dias. Foi só quando Ephialtes, um camponês local,deu a Xerxes informações de um caminho que percorria a posição grega e que poderia comprometer as suas linhas defensivas,que os ganhariam a sua ocasião. Enviando a maioria de seus aliados, Leónidas estava determinado a manter a posição já desesperada para continuar a adiar o avanço dos invasores o maior tempo possível. Os espartanos fizeram um estande final em 18 de Setembro, lutando num círculo voltado para fora com todos os inimigos ao redor. Na hora final, a luta foi, mão na mão, com espadas espartanas ser quebradas após tantas batidas.Quando Leónidas foi morto, os persas ofereceram-se para levar o corpo do rei morto em troca da vida dos restantes espartanos, mas os seus homens recusaram-se a abandoná-lo e foram todos chacinados,por uma chuva de flechas de bem longe,pois ospersas temiam tais guerreiros formidáveis. Seu corpo foi encontrado mais tarde pelos persas e crucificado.

Termópilas sempre foi saudado como uma vitória para os guerreiros gregos porque o exército persa,apeasr da supremacia de homens e de armas,era crucialmente atrasado. O tempo que os 300 espartanos,na sua distração,conseguiram,deu tempo suficiente para o resto do exército grego recuar para Sul da Grécia e formar a marinha grega.Hoje em dia,cerca de 2500 anos mais tarde, um simples monumento reside neste solo sagrado,onde está gravado; "Estrangeiro, vá dizer aos Espartanos que aqui estamos enterrados, obediente às suas ordens."





Fonte: http://yousaytoo.com
Por: Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Setembro / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário