Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SEGREDOS DE UM RELACIONAMENTO DURADOURO (FELIZ)


Casais famosos e "anônimos" revelam o segredo de um relacionamento duradouro


Rotina, estresse e falta de dinheiro são alguns dos fatores que podem minar o amor. Mas existem casais que conseguem driblar estes e outros problemas e manter a chama acesa, mesmo depois de anos de convívio. O segredo? “Não existe receita. Mas tolerância, diálogo e respeito à individualidade são ingredientes fundamentais para manter um relacionamento”, diz Cecília Zylberstajn, psicóloga, psicoterapeuta e especialista em psicodrama.

Quando se fala em diálogo, não se trata apenas da famosa "DR" (discutir a relação). O casal deve conversar sobre tudo e, mais que isso, saber ouvir um ao outro. “Não há casamento duradouro sem uma comunicação eficaz. Não adianta engolir sapo e acreditar que o parceiro vai adivinhar o que você está pensando ou sentindo. É preciso expor e não encarar essa conversa como uma sentença de morte para a relação, mas sim uma oportunidade de entendimento”, explica Cecília.
Respeitar a individualidade é outra questão importante. “Cada um deve ter espaço para fazer o que gosta, sem cobranças”, ressalta a especialista. Ambos precisam ter a capacidade para se ajustar às mudanças de cada um – afinal, mudar faz parte do ciclo da vida. Aprender a lidar com a frustração também é necessário. Entram nesta lista as crises financeiras, doenças e outras situações imprevisíveis e desagradáveis. “Nem sempre dá tudo certo. É preciso saber encarar as coisas que não funcionam como o previsto”, destaca Cecília.
  • Marcos Fernandes
Paulo Goulart e Nicette Bruno: com respeito
Juntos há 57 anos, os atores Nicette Bruno, 78, e Paulo Goulart, 78, conhecem na prática cada uma dessas dicas e exaltam a importância da diversidade de opiniões. “Um dos segredos de uma relação duradoura é respeitar a individualidade de cada um. Nós somos do mesmo signo: Capricórnio. Temos as mesmas essências, mas formas absolutamente diferenciadas. Podemos sugerir coisas um ao outro, mas a decisão final é sempre de cada um”, afirma Paulo. Nicette concorda com o marido: “Temos os mesmos objetivos de vida e valores, mas somos pessoas muito diferentes, o que é bom, porque nos completa”. A atriz defende que não há segredo para manter um relacionamento por tantos anos. “Tudo é fundamentado por um forte sentimento.”
  • Marcos Fernandes
Bruna Lombardi e Carlos Riccelli: sem rotina
A atriz Bruna Lombardi, 59, não acredita em rotina –mesmo após cerca de 30 anos (eles não contabilizam o tempo) casada com Carlos Alberto Riccelli, 65. “Rotina por quê? Não há um dia como o outro; existe renovação sempre.” Atualmente, o casal está em cartaz nos cinemas com “Onde está a felicidade?”, filme dirigido por ele e estrelado e escrito por ela. Para Bruna, o próprio trabalho em parceria enriquece o relacionamento e quebra a rotina. “Vamos crescendo juntos, descobrindo coisas e buscando novas influências. E tudo se apresenta em nosso caminho com naturalidade.” Ela ainda defende que quem acredita em rotina não abraça o viver. “A vida é um processo e a troca permanente com criatividade gera uma construção gradativa”, filosofa a bela atriz.
Tudo sempre igual
Bruna está certa em pensar assim. A rotina é considerada a grande vilã e saber driblá-la é uma alternativa eficaz para garantir um relacionamento duradouro. “A rotina não é apenas inimiga do casamento, ela também atrapalha a nossa vida”, diz Cecília. Para a especialista, o diálogo é o melhor remédio contra ela. “Não vale varrer os problemas para debaixo do tapete. O ideal é conversar e encontrar situações para vencer os hábitos. Permitir que o outro mude e que tenha vida própria são dicas para fugir deste problema.”
Para o psicólogo Luiz Delfino Mendes, de São Paulo, rotina é desculpa para um relacionamento já desgastado. “O prazer de estar junto é fonte de criatividade e isso gera experiências novas continuamente. Não há rotina em um relacionamento baseado no amor e na intimidade.”
Só o amor sustenta um relacionamento?
“Sim. O amor abrange tudo: cumplicidade, respeito, parceria”, defende Bruna Lombardi. E o psicólogo Luiz Delfino concorda: “A intimidade garante a durabilidade de um relacionamento. O prazer de estar junto, andar de mãos dadas, conversar, ter em quem confiar. Tudo isso representa a profundidade do amor”.
Bruna ainda cita um exemplo da cumplicidade vivida em sua casa. “Todo dia pela manhã o Ri [Riccelli] me traz uma xícara de chá no quarto.” Um gesto pequeno, mas que revela grande preocupação de seu parceiro. É, o amor está mesmo nos detalhes. “A disponibilidade com o outro não pode mudar com o passar dos anos. Manter o romantismo é essencial – mesmo que isso mude de casal para casal. O importante é reconquistar o outro diariamente” finaliza Cecília.

Casais "anônimos" contam como manter o casamento por anos

Hamilton Junqueira, 59, diretor administrativo, e Maria Aline Junqueira, 62, aposentada, de São Paulo, estão casados há 36 anos. Os dois acreditam que o segredo para manter um relacionamento por tanto tempo está no amor e na cumplicidade. Para eles, vencer a rotina é uma tarefa diária e a melhor forma de driblá-la é viajar muito. Ou mesmo programar encontros com amigos, conversar bastante e sempre buscar novos projetos juntos. O casal defende que é o amor que sustenta uma relação e que a família é primordial, pois sem esta estrutura as coisas se complicam. Dedicam-se aos filhos e aos netos e procuram ajudá-los, mas sem interferir em suas vidas.
Os dois sabem que, quando disseram sim para o casamento, estavam abrindo mão de outras oportunidades. Mas isso foi importante para manter o relacionamento – e ambos consideram que valeu a pena investir no matrimônio. “Ela acreditou em mim nos bons e nos maus momentos”, diz Hamilton, que considera que a esposa tem imenso valor. “Ele me amar da maneira que sou amada, durante todos esses anos, é um presente”, concorda Maria Aline.

__________________________________


Viver a própria vida e permitir que o outro também a viva parece ser vital para qualquer tipo de relacionamento duradouro. No entanto, nem todos sabem viver a própria vida e caem numa dolorosa dependência e necessidade de controlar o outro que acaba com tudo o que é vivo na relação. Basta olhar um pouco para os psicopatas no poder para ver que a sua Nova Ordem Mundial criará uma sociedade robotizada, um ato que não só empobrecerá a Vida como também será uma auto-condenação à morte.

O livro "O CAMINHO DO AMOR" de Deepak Chopra traz uma receita interessante para curar essa dependência: discernir a fonte interna do amor que se sente originar do outro.

Fontes: http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultimas-noticias/2011/09/22/casais-famosos-e-anonimos-revelam-o-segredo-de-um-relacionamento-duradouro.htm

http://holosgaia.blogspot.com/2011/01/habituar-se-e-envelhecer.html


Por: Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Setembro / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário