Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

domingo, 17 de março de 2013

O Futuro do Ensino


A palestra de Kahn me deixou encantada com essa possibilidade de mudar algo que a tanto tempo necessita de uma revisão. O ensino, assim como todas as coisas, precisam estar sempre em movimento e a estagnação acaba gerando uma série de problemas, e o maior hoje seria a falta de interesse pela escola. Algo que deveria ser bom, se tornou um castigo para as crianças.

Eu mesma nunca me encaixei nesse sistema de ensino, nunca me sentia entusiasmada em ir para escola, era apenas uma daquelas coisas ruins que você tem que passar pra "ser alguém na vida". A verdade é que ninguém pode se sentir bem em um ambiente que  te condena pelas notas baixas, em um sistema que valoriza demais a parte lógica e racional e tem pouco espaço para a parte lúdica e criativa.

Tudo isso unido a professores com salários baixos, alguns sem nenhum dom para ensinar e a ideia falha de que todos somos iguais e vamos querer aprender as mesmas coisas, muitas das quais até hoje não vi nenhuma utilidade, mas que serviram para atestar minha incapacidade de aprender, tornam a mudança algo tão desejado.

Ao meu ver, o ensino nos primeiros anos, deveria focar no conhecimento básico de todas as matérias essenciais para compreensão da vida e de tudo que a compõe. Porém mais adiante os alunos deveriam poder escolher aquelas matérias nas quais gostariam de se aprofundar e tem afinidade. 

Quanto aos professores, vi em uma entrevista da Inelia Benz, a resposta que ela deu quando perguntaram se ela se considerava uma professora: 

Quanto a ser professor, o papel de um bom professor é o de capacitar o aluno a tornar-se muito mais capaz e experiente do que o próprio professor, e o papel do aluno é tornar-se melhor do que o professor, tomar esses ensinamentos e desenvolvê-los além de tudo o que o professor foi capaz de fazer. E superar o professor em todas as habilidades e conhecimento. Se eu posso conseguir isso, então eu serei capaz de me chamar de professor."

Realmente gostaria de ver ainda nesta vida, pessoas sendo desenvolvidas em todo seu potencial. A começar por reconhecer as diferenças e a individualidade que cada um carrega e que os torna tão especiais. Assim teremos um planeta realmente rico, onde todos serão convidados a expressar seus dons que deverão florescer rapidamente num sistema de ensino adequado.
 
Um vídeo muito bom dos TED Talks, onde Salman Khan fala sobre sua Khan Academy e o futuro do ensino.









Fonte - http://despertandodeuses.blogspot.com.br



_____________

Lisa Teixeira
Março - 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário