Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Forte Ejeção de Massa Coronal Dirigida para Terra

Crédito: Spaceweather.com

Esta manhã, a mancha solar [1283], produziu um surto de classe solar M 5.3. O Observatório Dinâmico Solar da NASA registrou o clarão de radiação ultravioleta extrema. Por causa da localização central da mancha sobre o disco solar, a erupção foi dirigida diretamente para a Terra. No momento da explosão, em torno do local, um número grande de nuvens de plasma, já estavam serpentiando longe do sol, acrescentando um elemento de confusão para a análise, mas a provável onda de choque deve ser esperada, que atinja nosso campo magnético entre 8 e 9 de setembro.

A poucas horas atrás, uma nova ejeção de massa coronal (CME), de classe X Class Flare, indicanda em vermelho no leitor de análise, foi registrada e seus níveis no gráfico de Raios-X podem ser vistos na figura abaixo. Esta nova CME apresentou níveis mais elevados, entretanto seus efeitos em nossa magnetosfera só serão sentidos daqui a 72 horas aproximadamente.

Crédito: NOAA

Podemos concluir com isso que o Sol, entrou em uma nova fase de alta atividade e as manchas ativas, apresentadas no disco solar, estão bem de frente para nós.

Estamos atentos ...

Fonte: NOAA - SOHO - Spacewaether.com


Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©: http://projetoquartzoazul.blogspot.com/2011/09/forte-ejecao-de-massa-coronal-dirigida.html#ixzz1XEADZVK5

Por: Lisa Teixeira
www.muraldecristal.blogspot.com
Setembro / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário