Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Em Feng Shui AS JANELAS são consideradas os olhos da casa.

A janelas olham e são vistas. Vêm, observam e contactam com o mundo exterior.
Em Feng Shui são consideradas os olhos da casa.


Os olhos são as janelas da alma e as janelas são as aberturas ou olhos para a vida. Nesta abordagem, pode ver mudanças na vida, simplesmente, ao prestar atenção à forma como as janelas da casa estão e olham para o mundo.

Energeticamente estão ligadas à capacidade de ver claramente a vida. O que vejo das minhas janelas é muito importante, pois reflecte a forma como vejo a minha vida e o meu futuro. A forma como as decoro, limpo e protejo é também extremamente importante.


Mante-las limpas, permitindo que um fluxo de luz natural encha as divisões durante o dia e possibilitar a privacidade durante a noite.
As formas das janelas promovem tipos diferentes de chi. As janelas largas ajudam a promover a estabilidade, enquanto que uma janela redonda representa o foco e determinação. Uma janela, alta e estreita potencia a comunicação e criatividade.

A escala das janelas deve ser proporcional à divisão. Poucas ou pequenas janelas, deixam entrar menos luz e chi. Os ocupantes poderão sentir-se isolados, sedentários e apáticos. Por outro lado, as janelas enormes em proporção ao espaço, podem trazer demasiado chi para o interior da casa, potenciando uma energia de distração. Os habitantes podem sentir-se inquietos, com dificuldades de concentração e podem mesmo passar muito tempo fora de casa.
Seja qual for a forma ou tamanho, as janelas devem abrir para fora e totalmente. O acesso às janelas deve ser facilitado, e não deve haver vidros ou trincos partidos ou estragados.

SEIS SUGESTÕES PARA JANELAS:


1) Para que o chi circule de forma saudável é preferível optar por persianas ou cortinas de materiais naturais, tais como, algodão, linho, bambu ou madeira. As cortinas devem ser leves e conseguir mover-se.
2) Idealmente as janelas não devem ter grades ou barras de segurança. A ligação entre o interior e o exterior deve ser livre e desimpedida. Se as suas janelas tiverem barras de metal, é importante que deixe entrar a maior quantidade de luz natural possível. Coloque plantas e flores perto da janelas.
3) As janelas ajudam a regular a energia que circula numa casa. Quando uma janela abre para uma rua movimentada e barulhenta, é importante usar cortinas e persianas para difundir e bloquear a energia que vem do exterior. Uma janela cercada por vistas belíssimas, jardins, ou zonas calmas e bonitas, é ideal abrir-la a fim de trazer esse chi positivo para o interior.
4) As janelas devem ser funcionais. Certifique-se que todas as janelas estão em bom estado de conservação, se abrem facilmente e estão limpas.
5) Deve evitar dormir sob uma clarabóia, que encoraja o seu chi a dissipar-se enquanto dorme.
6) Evite colocar o fogão sob uma clarabóia, pois pode fazer com que a energia da cozinha se perca. É como cozinhar sem nunca usar tampa.

A CAMA

A Cama é das peças mais importantes de uma casa.
Nela passamos cerca de 1/3 da nossa vida.
Dormimos, descansamos, lemos, conversamos, partilhamos e envolvemo-nos física, emocional e espiritualmente com outra pessoa.

É o um espaço íntimo e privado.
Quando dormimos (bem) estamos a reciclar a nossa energia. Baixamos as nossas defesas do dia a dia e fluímos pela noite fora. Somos invadidos pelo nosso inconsciente, mergulhando nas metáforas e símbolos dos nossos sonhos. É necessário que assim seja de forma a descansar e transformar o nosso qi pessoal para o novo dia seguinte. Como tal a Cama onde dormimos diz muito sobre nós.

Primeiro que tudo é preciso perceber se durmo bem ou mal, se tenho insónias, ou pesadelos, ou se tenho o sono pesado ou leve. Tudo isso nos dá pistas sobre a qualidade do qi no quarto e na Cama.

SEIS QUESTÕES A TER EM CONTA:


1) ESPELHOS que reflitam quem dorme – Os espelhos aceleram o qi, não deixando espaço para um sono profundo e reparador.
2) Acumulação debaixo da cama – Não deixa o qi fluir livremente pela divisão, podendo mesmo, bloquear a fluidez do nosso sono. Um sono bloqueado pode traduzir-se em sonhos “sempre iguais” ou imagens que se repetem infinitamente todas as noites.
3) Camas de metal – O metal faz com que o qi acelere bastante, provocando um sono instável ou mesmo insónias. Dormir muitos anos numa cama deste material pode mesmo causar danos na saúde, devido à instabilidade constante do qi na altura de dormir.
4) Não gosto da minha cama! – Durmo numa peça de mobiliário da qual não gosto? Acho-a desconfortável? Feia? Como posso dormir bem numa cama que não gosto? Mesmo que seja feita de “bons” materiais, se eu não gostar dela não justifica mantê-la.
5) Camas herdadas – De onde veio a minha cama? Sei a sua história? Ainda durmo na minha cama de casada? É preciso tentar saber a história da cama de forma a evitar repetição de padrões de vida.
6) Camas sem cabeceira – Ter uma boa cabeceira é extremamente importante para ter um sono realmente reparador. Em termos de saúde ajuda também a manter o equilíbrio.
7) O que vejo enquanto estou deitada? – Uma parede branca? Uma janela? Um armário desarrumado? Um quadro que não gosto? O que tenho em frente à cama reflete o que pretendo para a minha vida. É, por isso, importante ter algo em frente que me inspire nos profundos momentos de adormecer e acordar.

Bons sonhos!

OS ESPELHOS

Em Feng Shui os Espelhos são muitas vezes indicados para “curas” ou dinamização energética de divisões especificas.
É preciso ter muito cuidado no seu uso e aplicação pois são objetos com características especiais.

Desde há muito que superfícies refletoras são consideradas especiais por terem qualidades mágicas, além de alojarem espíritos ou entidades, ajudando em rituais de cura e transcendência.

Além de acelerarem o ki, os Espelhos são objetos que refletem a realidade na sua própria linguagem, isto é, através da refracção da luz dão-nos uma visão da nossa realidade.
O que eles refletem não é a realidade em si, mas sim uma interpretação da mesma. Há sempre uma distorção na realidade refletida no Espelho.
Os Espelhos também guardam memórias do que testemunham e “veem” ao longo do tempo. Não ficam por isso imunes ao que se passa à sua volta.

É preciso ter muito cuidado com o uso e aplicação de Espelhos antigos, que estejam “fumados”, partidos, ou de alguma forma danificados. Não queremos ver a nossa realidade refletida de uma forma dispersa, ou “suja”.

Um Espelho nunca deve ser usado de uma forma gratuita, a sua aplicação deve ser sempre contextualizada e usada com intenção de cura de determinada área da nossa vida.

O FOGÃO

Tal como a CAMA o fogão é dos elementos mais importantes da casa.
Ancestralmente o fogo para cozinhar e aquecer a casa situava-se no centro. Onde a matriarca da casa o mantinha aceso para nutrir e aquecer toda a família. Era o coração da casa. Sem esse fogo transmutador a casa era considerada vazia e sem amor.
O significado original da palavra altar deriva desta configuração da casa, estando intimamente ligada ao conceito de fogo feminino central para nutrir o ambiente familiar.

O fogão está ligado à nossa capacidade de auto-cura. A transformação das nossas emoções em comida alimenta-nos fisícamente. A acção de cozinhar faz realmente a ponte entre espírito e o físico, um sendo alimento do outro.

Hoje em dia existem muitas formas de cozinhar, por indução, por electricidade, etc. No entanto, em termos de feng shui, o fogão, que simboliza esse fogo sagrado e alquimico, é ideal que seja a gás, onde se produz e mantém um chama real.

É importante observar o comportamento deste “coração pulsante”.
Tenho algum bico de fogão que tenda a entupir? Funciona bem? ou mal? Gosto de cozinhar? Uso o fogão? Limpo-o frequentemente?

Um excesso de energia fogo na minha vida pode tornar-me demasiado cansada, pois estou constantemente a dar o máximo. Se por outro lado tenho falta desta energia, pode-me faltar a paixão para mudar, concretizar ou alterar a minha vida.

SEIS SUGESTÕES A TER EM CONTA:
1) O fogão deve estar sempre a funcionar na perfeição. Mas mais importante é ser usado! Se eu não fizer uso desta ferramenta que me ajuda no meu processo de auto-cura, facilmente coloco a responsabilidade da minha próprio cura nas mãos de outros;
2) O fogão deve estar colocado numa zona de teto alto, devendo evitar vigas sobre ele, pois pode tornar a comida demasiado concentrada;
3) Evitar ter fogão de costas para a porta de entrada da cozinha, simplesmente por uma questão de comodidade do cozinheiro. Pode contornar-se esta situação colocando espelhos em frente ao fogão, que servem para quem cozinha não seja surpreendido;
4) Deve evitar-se ter o fogão de frente para a porta da casa de banho, a comida pode ficar “envenenada”. Se tiver esta situação o ideal é manter a porta da casa de banho sempre fechada;
5) Simbolicamente a riqueza de uma casa é contabilizada pelo número de bicos do fogão! Quantos bicos, a funcionar, tem o seu fogão?
6) É melhor se houver uma distinção entre o espaço de comer e o espaço de cozinhar. Se estiver tudo junto a vida pode ser muito agitada e sem tempo para nada.

Boas refeições!

A HUMIDADE

Segundo os chineses temos mais de 100 sentidos, a grande maioria deles em estado latente. Cientificamente estão comprovados cerca de trinta e dois, tais como, sensibilidade às ondas de rádio, raio-x, raios gama, temperatura ou electro-magnetismo.

Existe uma grande sensibilidade ao tempo atmosférico e a alterações de pressão, principalmente durante o período menstrual.
Estas flutuações sentidas corporalmente não são conscientes e influenciando-nos a partir do inconsciente.

As ancestrais Wu, mulheres xamãs chinesas, amplificaram a sua sensibilidade natural, tornando-a consciente, de forma a dar conselhos à comunidade sobre o tempo certo para plantar e colher. O conhecimento profundo dos sinais e simbologias das mudanças atmosféricas em sonhos e visões faria parte da sua sabedoria natural.

As alterações atmosféricas nos céus são reflectidas por movimentos eléctricos no solo, incluindo alterações nos canos e sistema eléctrico das nossas casas.
As casas mais húmidas têm um ambiente mais instável, pois são mais susceptíveis às mudanças do tempo exterior. Os habitantes tendem a ficar mais fechados em si próprios e podem sentir-se sem base.
O excesso de humidade pode fazer com que haja água a escorrer pelas paredes. Uma casa com estas características dá-nos indícios da existência de uma tristeza ou falta de adaptação em relação à realidade dos habitantes.
Quando há infiltrações as condições crónicas, tais como depressão e dificuldades em engravidar ficam potenciadas.
As infiltrações fazem literalmente com que questões ou pensamentos indesejados se infiltrem na nossa mente, fazendo com que a nossa visão da realidade fique toldada, potenciando a falta de comunicação ou mesmo segredos entre os habitantes. Pode criar medos e fobias.

É importante criar um ambiente estável em casa, retirando o excesso de humidade. Pode ser tão simples como comprar um desumificador!
Uma humidade óptima torna o ar mais leve e respirável e ajuda os habitantes a relacionarem-se entre si, tornado-se mais sensíveis às pessoas com quem partilham a casa.


Fonte: http://claudiovelasco.ning.com/



_________


Lisa Teixeira

http://muraldecristal.blogspot.com

Março / 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário