Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O BRASIL E O SEGREDO DO NIÓBIO












Nióbio, o metal que só o Brasil fornece ao mundo. Uma riqueza que o povo brasileiro desconhece, e tudo fazem para que isso continue assim.



Júlio Ferreira
A cada vez mais no dia-a-dia, o tema é abordado em reportagens nas mídias escrita e televisiva, chegando a já ser alarmante. Como é possível que metade da produção brasileira de nióbio seja subfaturada “oficialmente” e enviada ao exterior, configurando assim o crime de descaminho, com todas as investigações apontando de longa data, para o gabinete presidencial?
Como é possível o fato do Brasil ser o único fornecedor mundial de nióbio (98% das jazidas desse metal estão aqui), sem o qual não se fabricam turbinas, naves espaciais, aviões, mísseis, centrais elétricas e super aços; e seu preço para a venda, além de muito baixo, seja fixado pela Inglaterra, que não tem nióbio algum?
EUA, Europa e Japão são 100% dependentes do nióbio brasileiro. Como é possível em não havendo outro fornecedor, que nos sejam atribuídos apenas 55% dessa produção, e os 45% restantes saíndo extra-oficialmente, não sendo assim computados.
Estamos perdendo cerca de14 bilhões de dólares anuais, e vendendo o nosso nióbio na mesma proporção como se a Opep vendesse a 1 dólar o barril de petróleo. Mas petróleo existe em outras fontes, e o nióbio só no Brasil; podendo ser uma outra moeda nossa. Não é uma descalabro alarmante?
O publicitário Marcos Valério, na CPI dos Correios, revelou na TV para todo o Brasil, dizendo: “O dinheiro do mensalão não é nada, o grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio”. E ainda: “O ministro José Dirceu estava negociando com bancos, uma mina de nióbio na Amazônia”.
Ninguém teve coragem de investigar… Ou estarão todos ganhando com isso? Soma-se a esse fato o que foi publicado na Folha de S. Paulo em 2002: “Lula ficou hospedado na casa do dono da CMN (produtora de nióbio) em Araxá-MG, cuja ONG financiou o programa Fome Zero”.
As maiores jazidas mundiais de nióbio estão em Roraima e Amazonas (São Gabriel da Cachoeira e Raposa – Serra do Sol), sendo esse o real motivo da demarcação contínua da reserva, sem a presença do povo brasileiro não-índio para a total liberdade das ONGs internacionais e mineradoras estrangeiras.
Há fortes indícios que a própria Funai esteja envolvida no contrabando do nióbio, usando índios para envio do minério à Guiana Inglesa, e dali aos EUA e Europa. A maior reserva de nióbio do mundo, a do Morro dos Seis Lagos, em São Gabriel da Cachoeira (AM), é conhecida desde os anos 80, mas o governo federal nunca a explorou oficialmente, deixando assim o contrabando fluir livremente, num acordo entre a presidência da República e os países consumidores, oficializando assim o roubo de divisas do Brasil.
Todos viram recentemente Lula em foto oficial, assentado em destaque, ao lado da rainha da Inglaterra. Nação que é a mais beneficiada com a demarcação em Roraima, e a maior intermediária na venda do nióbio brasileiro ao mundo todo. Pelo visto, sua alteza real Elizabeth II demonstra total gratidão para com nossos “traíras” a serviço da Coroa Britânica. Mas, no andar dessa carruagem, esse escândalo está por pouco para estourar, afinal, o segredo sobre o nióbio como moeda de troca, não está resistindo às pressões da mídia esclarecida e patriótica.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

O nióbio apresenta numerosas aplicações.
É usado em alguns aços inoxidáveis em outras ligas de metais não ferrosos.
Estas ligas devido à resistência são geralmente usadas para a fabricação
de tubos transportadores de água e petróleo a longas distâncias e canos
de armamentos leves e pesados, revertimentos externos
de foguetes e cápsulas espaciais.

Usado em indústrias nucleares devido a sua baixa captura de nêutrons termais.

Usado em eletrodos especiais para soldas elétricas

Devido a sua coloração é utilizado, geralmente na forma de liga metálica,
para a produção de jóias como, por exemplo, os ecastes.

Quantidades apreciáveis de nióbio são utilizados em super ligas para
fabricação de componentes de motores de jatos,subconjuntos de foguetes,
ou seja, equipamentos que necessitem altas resistências ao calor da combustão.

Pesquisas avançadas com este metal foram utilizados no programa Gemini

O nióbio está sendo avaliado como uma alternativa ao tântalo para a utilização
em super condutores.

O nióbio se converte num super condutor quando reduzido a
temperaturas criogênicas.

Na pressão atmosférica, tem a mais alta temperatura crítica entre
os elementos super condutores, 9,3 K.

Além disso, é um dos três elementos super condutores que são do tipo II
( os outros são o vanádio e o tecnécio, significando que continuam sendo
super condutores quando submetidos a elevados campos magnéticos.

Assista aos vídeos:






Gratidão às Fontes: http://www.tribunadaimprensa.com.br/
http://ensinamentos-das-pleiades.blogspot.com
Por: Lisa Teixeira
Agosto / 2011

Um comentário:

  1. Prezados amigos, apresento o link sobre o nióbio:
    http://niobiomineriobrasileiro.blogspot.com/2011/12/abrindo-caixa-preta-do-niobio.html
    Marilda Oliveira - SP

    ResponderExcluir