Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Asteroide se choca contra Júpiter e produz gigantesca bola de fogo & Estudo prevê colapso planetário iminente e irreversível


Um asteroide de dimensões ainda desconhecidas se chocou contra o planeta Júpiter na manhã de segunda-feira ( 10/09), produzindo uma gigantesca bola de fogo na alta atmosfera do planeta. Ainda não se conhece o tipo de objeto impactador que causou o choque, mas as primeiras estimativas indicam que a cicatriz produzida tenha cerca de 3 mil quilômetros.




As primeiras imagens do impacto foram feitas pelo astrônomo amador Dan Peterson Racine, através de um telescópio de 300 milímetros instalado no Estado de Wisconsin. De acordo com Racine, o brilhante flash foi observado por cerca de 2 segundos.

Quase que imediatamente, outro astrônomo amador, George Hall, localizado no Texas também confirmou o impacto. Hall estava gravando imagens do planeta no instante exato do choque.





O impacto ocorreu às 11h35 UTC (08h35 BRT) contra a borda ocidental do planeta e provavelmente foi causado por um corpo de pequenas dimensões.

Astrônomos de todo o mundo estão agora monitorando o impacto planetário na tentativa de localizar possíveis restos do objeto impactador. À medida que o planeta gira sobre seu próprio eixo a mancha será trazida para o campo visual dos observadores e novas cenas deverão surgir ao longo dia.


Shoemaker-Levy 9

Entre 16 de julho e 22 de julho de 1994, o planeta Júpiter foi severamente bombardeado por mais de 20 fragmentos originados do cometa Shoemaker-Levy 9, que atingiram o hemisfério sul de Júpiter. Este foi o primeiro impacto entre dois corpos significativos do Sistema Solar observado diretamente.

O cometa foi descoberto pelos astrônomos Eugene e Carolyn Shoemaker e David Levy, durante observações fotográficas de Júpiter e devido à sua orbita passou a chamar a atenção dos pesquisadores já que as forças de maré provocadas pela gravidade do gigante gasoso provavelmente fragmentariam o objeto.

Na ocasião, a força do impacto criou manchas ainda maiores que a Grande Mancha Vermelha e que persistiram por vários meses.


















Foto: Fotograma registrado pelo astrônomo amador George Hall mostra o instante exato do impacto contra a atmosfera jupteriana. O brilhante flash durou cerca de 2 segundos. Acima, imagem das cicatrizes deixadas pelo impacto do cometa Shoemaker-Levy 9 em julho de 1994. Créditos: Nasa, George Hall, Apolo11.com.

Fonte : Apolo11/ Painel global

Nota: Vale lembrar que Jupiter atua como um imã gigante, atraindo asteroides e cometas. Os impactos são bem comuns, como no video acima, e de certa forma nos livra de grandes perigos. Abaixo, uma comparação a grosso modo. Se o alvo fosse a Terra, será que tinha sobrado alguma bactéria para contar o final da novela?


Estudo prevê colapso planetário iminente irreversível

Com base em teorias científicas, modelagem de ecossistemas e evidências paleontológicas, uma equipe de 18 pesquisadores previram que os ecossistemas terrestres vai enfrentar colapso iminente e irreversível. Em um artigo publicado recentemente na Nature , os autores examinam " acelerando a perda de biodiversidade , as flutuações climáticas mais extremas crescente interconexão dos ecossistemas e as mudanças no balanço energético global. Eles sugerem que todos esses elementos são precursores para o surgimento de um estado global de um limite ou o ponto de inflexão . Se isso fosse verdade, os autores prevêem que para séculos durante os ecossistemas do planeta , no estado actual do conhecimento, pode entrar em colapso rapidamente e de forma irreversível. "ponto de inflexão na história Última a Terra surgiu há 12.000 anos atrás, quando o nosso planeta tem aumentado desde a idade de gelo que durou 100 mil anos, um glacial estado inter ", diz Arne Mooers, Professor da biodiversidade SFU (Simon Fraser University). "Assim, as mudanças mais extremas biológicos que levam ao nosso estado atual apareceu em apenas 1000 anos. É como ir para o estado do bebê adulto em menos de um ano . e o planeta está sendo mudado mais rápido hoje. " "Há uma probabilidademaior do que a mudança de estado próximo mundial será extremamente prejudicial para a nossa civilização. lembre-se, foi para o estado de caçadores-coletores para uma capacidade de caminhar sobre a Lua em um dos períodos mais estáveis ​​e insignificantes na história da Terra ", diz Moeers. "Quando o limite for atingido, será um ponto de não retorno. O planeta não tem a memória de seu estado anterior. " Essas projeções contradiz uma crença generalizada popular de que a pressão do homem sobre a mudança climática que destrói nosso planeta ainda é questionável, e que um colapso seria gradual e se espalhou por vários séculos. O estudo concluiu que faríamos bem em não transformar a superfície da Terra mais do que 50%, ou que não seria capaz de reverter esse processo. Chegamos agora a 43% dessas mudanças, a conversão de paisagens em áreas agrícolas e urbanas. "Em uma palavra, os homens não fizeram nada realmente importante para evitar o pior, porque as estruturas sociais existentes não são apenas bom", anunciou Mooers. "Meus colegas que estudam as mudanças climáticas induzidas pela história da terra são mais do que preocupado. Fato, alguns estão aterrorizados."





Fonte: techno-science.net

via: http://aluisionestelar.ning.com




__________

Lisa Teixeira
Setembro / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário