Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

domingo, 27 de novembro de 2011

O ESTIGMA DO LOBISOMEM






















UMA HISTÓRIA REAL

O que aqui vou comentar aconteceu em umaCidade do interior de São Paulo precisamente em Lorena, uma cidade pequena do interior, mas gostosa de se viver.Minha mãe, eu e meus dois irmãos gostávamos deir na casa da Vovó Maria todos os domingos, porque cidade pequena não tem para onde ir, então íamos lá que ficava nas redondezas do rio Paraiba. Ela morava com minhas três tias mais novas e tinha muitas criações de animais... mas tinha um cachorro que se chamava LULU, ele era branco como a neve e nós gostávamos de brincar com ele... Tudo bem até uma noite fria de céu limpo e estrelado, quando uma das minhas tias escutou do lado de fora da casa algo pesado correndo como se fosse galope de cavalo e um uivo horroroso, de estremecer a alma, e de repende começou a arranhar a porta da frente da casa (em casas antigas as portas de entrada eram diretamente para rua), e gritava e arranhava a porta. Elas correram para o quarto, fecharam a porta e começaram a rezar, mas de repente escutaram o seu cachorro LULU latir muito, e o silêncio se fez...No dia seguinte ao ocorrido elas foram com muito medo ver o que tinha acontecido e para espanto delas a porta estava toda arranhada e com muito sangue no chão... Elas então acharam falta do LULU e começaram a chamá-lo... e nada do cachorro aparecer. Pediram para os amigos da redondeza ajudarem a procurar o cachorro. Acharam sim... mas totalmente desfigurado, nem parecia aquele cachorro bonito e branquinho de antes, e do lado do corpo marcas de pegadas enormes que pareciam ser de algum cachorro 5 vezes maior que um cachorro normal.Esta história correu a cidade por anos... e essa porta ainda se encontra na casa antiga de minha avó. Ela deixou lá para quem quisesse tirar a prova do tamanho estrago que essa criatura fez na porta. Nunca mais ninguém comentou sobre o ocorrido e esse fato ficou arquivado somente na nossa memoria até hoje."Quem quiser que acredite.... mas aconteceu... sou a prova viva desta história".

Fonte: http://www.sobrenatural.org


Image Upload


1. Aparência
2. Velocidae

3. Força

4. Fisiologia



1.
Aparência:

Os lobos variam na aparência física, assim como sua duplicidade humana. Por exemplo, o lobo que afugentou Laurent (NM10) é descrito como: "Enorme - alto como um cavalo, só que mais pesado, muito mais musculado. O longo focinho fez uma careta, revelando uma longa fileira de dentes afiados como adagas. Um horrível rosnado saiu pelos seus dentes, rompendo pela clareira como o barulho de um trovão prolongado." Tão grande que de início Bella até pensou ser um urso.
Os outros lobos são descritos como: "Um era de um cinza escuro, o outro castanho, mas nenhum era tão grande quanto o primeiro." E finalmente um "monstro castanho ferrugem" (NM10).
E foi nesse lobo "castanho avermelhado" que Bella se focou, explicando: "Os olhos do lobo eram escuros, quase pretos. Ele olhou pra mim por uma fração de segundo, seus olhos profundos pareceram inteligentes demais pra um animal selvagem. Ele encarou-me e eu de repente pensei em Jacob" (NM10), mas só foi tendo um sonho mais tarde que Bella percebeu que aqueles olhos eram realmente "Os negros, familiares olhos de Jacob Black."
As cores dos lobos parecem ser determinadas ao acaso. A cor castanho avermelhada de Jake poderia ter a ver com o tom de sua pele, mas se isso fosse verdade, os outros também teriam uma cor similar, já que eles são bastante parecidos na aparência humana. De qualquer forma, os lobos são acentuadamente diferentes na aparência, apesar de terem força e tamanho parecidos.
O claro "tamanho monstruoso" dessas criaturas é enfatizado de novo e de novo. Isso se liga claramente com as actuais mudanças nos rapazes, que Bella notou, apesar de não ter ligado uma coisa. "Estes eram somente quatro rapazes semi-nus realmente grandes" (NM14). Como humano, Jacob tem "um metro e oitenta e sete" (NM5), e ela também notou as mudanças em Quil: "Ele parecia maior do que da última vez que eu o vi. O que era que esses rapazes Quileute tinham? Será que eles estavam sendo alimentados com algum tipo de hormônio experimental de crescimento?" (NM11). Parece que o período de rápido crescimento acontece antes de jake se tornar um lobo.
Também é notável que os rapazes mudam significantemente em áreas além da altura quando eles estão na idade de se tornar lobisomem. Jacob corta seu cabelo curto, assim como Sam e os outros, mas "As maçãs do rosto dele pareciam ter endurecido subitamente, se apertado... envelhecido. O pescoço e os ombros dele estavam diferentes também, de alguma forma, estavam grossos demais. As mãos dele, onde elas estavam agarradas na janela, pareciam enormes, com os tendões e as veias ainda mais proeminentes embaixo da pele cor de cobre." (NM11) Tornar-se lobo é um sinal de maturidade, e ele visivelmente envelheceu como humano também. Isso também parece ser verdade também para Sam Uley, já que sua primeira descrição é: "mais perto de um homem do que de um rapaz, e sua voz era muito profunda." (TW16)
Os rapazes tornam-se bem parecidos na aparência física humana, tanto que eles poderiam ser confundidos sendo "quadrigêmeos" (NM14) e havia "Algo na forma que se moviam, quase sincronizados, para chegarem até nós, a maneira que todos tinham os mesmos músculos grandes e redondos sob a mesma pele cor de cobre, o mesmo cabelo preto curto, e a maneira que suas expressões mudavam exactamente ao mesmo tempo." (NM14)


2. Velocidade

Como os vampiros, lobisomens também têm uma habilidade sobre-humana para correr. Jacob certa vez comparou isso com sendo melhor e mais rápido que uma moto e acha que sua habilidade de correr tão rápido é "A melhor parte" (NM15) de ser um lobisomem.
Mesmo na sua forma humana, Jake parece ter desenvolvido mais velocidade: "Então ele virou-se e correu pelo estacionamento, atravessou a rua e entrou na floresta. Ele infiltrou-se entre as árvores, rápido e brilhante, como um cervo." (NM13) A comparação com os vampiros aqui é bem clara e Bella nota que, estando nas costas de Edward enquanto ele corre, é "Cem vezes melhor do que a moto." (NM24)
Como os lobos puderam capturar Laurent, parece que eles são ainda mais rápidos do que os vampiros. Bella diz: "Eu não conseguia imaginar isso - os lobos correndo mais rápido que os vampiros. Quando os Cullen correm, eles ficam nada menos que invisíveis com a velocidade." (NM15) Parece que a velocidade é a real arma deles, junto com a troca de pensamentos entre o bando.
Seus reflexos também são imensamente rápidos: "Com uma velocidade formidável, Jacob agarrou uma lata aberta em cima do balcão e a lançou na cabeça de Jared. A mão de Jared levantou-se mais rápido do que eu julgaria possível, e afastou a lata pouco antes que ela atingisse o seu rosto." (NM14) Eles são certamente rápidos o suficiente para fazer em pedaços um vampiro como um bando, sem levar em consideração quão forte esse vampiro é.


3. Força

O movimento deles é em "saltos poderosos" (NM10) como lobisomens, mas na forma humana eles também parecem ter uma diferença na força. Bella nota que Jake a toca "muito rudemente", e que quando ele a abraça é com um movimento "esmagador", então ela "não pode respirar." (NM12) Ele não parece estar ciente de sua força adicional como os vampiros estão, mas isso pode ser devido à renovação das mudanças que ele tem experimentado.
Como os Cullen, uma vez que Jacob é um lobo, ele demonstra similares exibições de força: "Ele passou os braços por baixo de mim e levantou-me sem esforço - como se estivesse a pegar uma caixa vazia." (NM16) De qualquer forma, antes da transformação acontecer, ele limitou-se a colocar seu braço em torno de Bella para ajudá-la a voltar para o caminho depois de seu acidente de moto.

Quando Jacob discute depois com Bella sobre ser um lobo, ele explica: "É pra isso que somos feitos, Bells. Nós somos fortes também." (NM13)
O som que os lobos fazem também está ligado com força e ferocidade, por exemplo, o rosnado deles é descrito repetidamente "como um trovão."(NM14)


4. Fisiologia

A pele quando eles estão na forma humana é "muito quente" (NM12). Bella sente isso primeiro quando ela acredita que Jake está com febre no seu caminho de volta para casa depois de ver o filme. "Uau, Jake - estás a arder!" (NM9), mas é comum o corpo estar constantemente nessa temperatura.Os Lobisomens são claramente o pólo oposto dos vampiros, com seu toque de gelo e pele como mármore. Talvez sua parte fisiológica reflita na tensão entre eles.
"É. Nós ficamos um pouco mais quentes que as pessoas normais. Cerca de uns quarenta e quatro, quarenta e cinco graus. Eu nunca mais fico com frio. Eu podia ficar assim" - ele fez um gesto para o seu tórax nu - "numa tempestade de neve e isso não ia me incomodar. Os flocos iam virar chuva onde eu estivesse." (NM15) Stephenie diz que esse é uma das características exclusivas de seus lobisomens.
Eles também têm a capacidade de cicatrizar muito rápido fisicamente. Magoados não duram muito.
""Ele vai estar perfeito ao pôr do sol."
"Ao pôr do sol?" Eu olhei para a linha no braço de Paul. Estranho, mas ela parecia já estar lá há semanas.
"Coisa de lobo", ele sussurrou." (NM14)
A real transformação entre humano e lobisomem é dificilmente tocada no livro. Certamente a transformação inicial não é fácil, como Jake explica em sintomas para Bella: "Tudo", ele sussurrou. "Toda parte de mim dói." (NM9) Inicialmente, eu pensei que isso poderia ser uma dor física que Jake experimentava, mas Stephenie explicou que esse não era realmente o caso. "A transformação para a forma de lobo não é um processo doloroso, somente confuso e mentalmente desconfortável." É à dor mental que Jake está referindo-se, ao facto de que ele percebe que ele é um monstro e as implicações que isso tem em seu relacionamento com Bella.
A transformação por si só pode acontecer a qualquer momento e não depende da lua cheia. No caso de lobisomens jovens, eles podem se transformar involuntariamente por perda de auto-controle:
""O que poderia acontecer... se ficasses muito nervoso?" Eu sussurrei.
"Transformaria-me em lobo," ele sussurrou." (NM13)
O efeito desse tipo de transformação é mostrado no relacionamento entre Sam e Emily e as cicatrizes desfiguradores que ela sofreu. (NM15)
Os Lobisomens só são criados quando eles estão perto de vampiros, assim a terra dos Quileute está sempre protegida, Jacob explica que: "Não vai demorar muito. Não há idade exata... isso só se constrói se constrói, e então de repente -" (NM15).
O sentido de identidade de bando é forte. Tanto que eles são capazes de ouvir "...pensamentos - uns dos outros, pelo menos - não importa a distância que estamos um do outro. Ajuda muito quando estamos caçando, mas de outra forma atrapalha muito. É embaraçoso - não ter segredos desse jeito." (NM13) Mesmo na forma de lobo, eles retêm total controle de suas mentes humanas. "Eles ainda são eles mesmos - de nenhuma maneira são selvagens, lobisomens sem consciência como em outras mitologias." Isso significa que todas as acções são acções conscientes, apesar de ser completamente possível que um lobisomem perca seu temperamento e estar fora do controle tanto como humano ou lobo.
Seu sentido do olfato foi ajustado para ajudá-los a identificar o inimigo. ""Vampiro", ele cuspiu. "Eu posso sentir isso! Droga!"" (NM16) Não é claro quando isso é aumentado em outras circunstâncias, mas eles certamente reconhecem vampiros a distância e acham o cheiro doentiamente doce e repelente.






=======================================================================





=======================================================================





=======================================================================





========================================================================


Fonte: Twilight Lexicon


Fontes: http://www.sobrenatural.org

http://a-historia.blogs.sapo.pt


______________


Lisa Teixeira

http://muraldecristal.blogspot.com

Novembro / 2011

Um comentário:

  1. eu moro em lorena e nunca ouvi falar sobre essa historia, queria saber onde fica essa casa...

    ResponderExcluir