Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

sábado, 17 de setembro de 2011

Observação: tudo passa


A mente vai e vem, e isso é inevitável. O meu ponto é onde você coloca sua atenção. O que você alimenta? Você ainda fica no pensamento, colocando gasolina nesse fogo, ou o apaga?
Na verdade, proponho que nem apague nem acenda, simplesmente não faça nada. Isso é o não fazer, simplesmente não se envolva. Se está diante de um inferno, deixe-o, aceite-o do jeito que está. Quando você não se envolve e não se apega às coisas, elas não são um problema, são apenas algo acontecendo e que passará. E nada precisa ser feito, porque tudo passa. Sabendo que tudo passa, que necessidade tem de fazer alguma mudança ou interferência? É nesse ponto que existe descanso, relaxamento, paz.
Participante — E se pisam no meu pé e vem a raiva, também não devo impedir isso, certo? Acontece uma série de coisas e você só observa aquilo acontecendo.
Não é nem você que observa. A Observação observa. Pisaram no seu pé e você ficou com raiva? Fique com raiva, qual é o problema? Tudo é perfeito do jeito que está, você não precisa fazer nada. Existe somente a necessidade de ver Aquilo que você é, e descansar nisso. A raiva desaparece.
A mente tenta fazer uma construção coerente do tipo “como é que eu vou agir a partir de agora”. A minha única resposta para isso é: você não pode se preparar para a vida – você está despreparado para a vida, essa é a realidade. Viva momento a momento. O que acontece, acontece. Deixe tudo como está, isto é perfeito. É claro que seria ótimo, termos um livro com a construção completa do que precisa ser feito para ficarmos sempre no ponto de equilíbrio, mas isso não existe! Não tem como. Aliás, em 1982, fiz uma única pergunta ao Osho: “Como?” E ele me respondeu: “Querido Satyaprem, quando houver um ‘como’, eu vou destruí-lo, não se preocupe.”
Tudo tem que ser incluído em você, nada pode ser deixado de fora. Se você se der conta que está deixando alguma coisa de fora, está indo contra a corrente. Por isso, deixe vir todos os maus pensamentos, tudo aquilo de que você tentou se livrar. Veja que nada o molesta, nada toca Aquilo que você é.

Extraído de: Satyaprem, com a nossa gratidão.


Fonte: www.nadarealpodeserameacado.blogspot.com
Por: Lisa Teixeira
www.muraldecristal.blogspot.com
Setembro / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário