Vendo-se o que está se passando no mundo, e principalmente neste país, parece-me que o que se faz necessário é uma revolução total de consciência. E não será possível tal revolução, se permanecermos insensatamente apegados a crenças, idéias e conceitos. Não encontraremos saída de nossa confusão, angústia, conflito, pela constante repetição do Gita, do Upanishads e demais livros sagrados; isso poderá levar à hipocrisia, a uma vida de insinceridade, de interminável pregação moral, porém nunca a enfrentar realidades. O que nos cumpre fazer é, segundo me parece, tornar-nos cônscios das condições de nossa existência diária, de nossos infortúnios, nossas angústias, nossa confusão e conflito, e tratar de compreendê-los tão profundamente que possamos lançar uma base adequada, para começar. Não há outra solução: temos de enfrentar-nos assim como somos e não como deveríamos ser, segundo um certo padrão ou ideal. Temos de ver realmente o que somos e, daí, iniciar a transformação radical.(1)
Há necessidade de indivíduos revoltados, não parcialmente, porém
totalmente revoltados contra o "velho", pois só tais indivíduos poderão
criar um novo mundo, um mundo não baseado na aquisição, no poder e no prestígio.(2)
Uma revolução sangrenta não produz paz perdurável nem felicidade para
todos. Em lugar de meramente desejarem paz imediata neste mundo de
confusão e angústia, considerem como vocês, individualmente, podem ser
um centro não de paz mas de inteligência. A inteligência é essencial
para a ordem, a harmonia e o bem-estar
do homem. Há muitas organizações para a paz, porém, há poucos
indivíduos livres, inteligentes no verdadeiro sentido da palavra. Vocês
devem como indivíduos, começar a compreender a realidade; então a chama
do entendimento se espalhará sobre a face da terra.(3)
Torna-se necessária uma revolução, não dentro do padrão da sociedade,
porém dentro de cada um de nós, a fim de que nos tornemos indivíduos
totais e não pequenos Sankaras, pequenos Budas, pequenos Cristos. Temos
de empreender a jornada sozinhos, completamente desacompanhados, sem
ajuda de ninguém, de nenhuma influência, de nenhum estímulo ou
desestímulo; porque, então, já não existe "motivo" algum. A própria
jornada representa o "motivo", e só os que a empreendem produzirão algo
novo, algo não corrompido, neste mundo - e não os reformadores sociais,
os "beneméritos", os mestres e seus discípulos, os pregadores de
fraternidade. Estes nunca trarão paz ao mundo. São eles os verdadeiros
malfeitores. O "homem da paz" é aquele que
repele toda autoridade, que compreende, em todos os seus aspectos, a
ambição, a inveja, que se desprende totalmente da estrutura desta
sociedade aquisitiva e de todas as coisas envolvidas de tradição.
Só então a mente é nova. E é necessária uma mente nova, para encontrar
Deus, a Verdade - ou como quiserem chamá-lo - não uma mente fabricada
pela sociedade, pela influência.(4)
Veja você, existe uma revolução dentro do padrão da sociedade, ou uma
completa revolução fora da sociedade. A completa revolução fora da
sociedade é o que eu chamo revolução religiosa. Qualquer revolução que
não é religiosa está dentro da sociedade e não é absolutamente, portanto
nenhuma revolução, mas só uma continuidade modificada do padrão velho. O
que acontece por todo o mundo, acredito eu, é a revolução dentro da
sociedade, e esta revolução freqüentemente toma aquela forma chamada de
delito. Existe certamente este tipo de revolta uma vez que nossa educação só está preocupada com juventude para encaixá-la na sociedade, isto é, prepará-la para a obtenção de emprego, ganhar dinheiro, ter cobiça, ter mais, e se adaptar. Isso é o que a nossa – tão chamada educação faz em toda parte – ensina o jovem a se adaptar, religiosa, moral, economicamente, assim naturalmente sua revolta não tem nenhum significado,
a não ser que deve ser reprimida, reformada, ou controlada. Tal
revolução ainda está dentro da estrutura da sociedade, e, portanto não é
criadora em absoluto. Mas pela educação correta poderíamos chegar a uma
compreensão diferente, talvez ajudando a livrar a mente de todo o
condicionamento – isto é, incentivando os jovens a estar ciente das
muitas influências que condicionam a mente para torná-la conformada.(5)
Se você tem que criar um mundo novo, uma civilização nova, uma arte
nova, tudo novo, não contaminado pela tradição, pelo medo, por ambições,
se você tem que criar algo anônimo que é seu e meu, uma sociedade nova,
juntos, na qual não há você e eu mas "nós", não será necessário uma
mente que é completamente anônima, portanto só? Isto implica que deve
haver uma revolta contra a conformidade, não implica? Uma revolta contra
a respeitabilidade, porque o homem respeitável é o homem medíocre que
quer algo, ele depende de influências para a sua felicidade, do que o
vizinho pensa, do que o guru dele pensa, naquilo que o Bhagavad-Gita ou o
Upanishads ou a Bíblia ou o Cristo diz. A mente dele nunca está só. Ele
nunca caminha só, ele anda sempre acompanhado, em companhia dos seus
ideais. Não é importante descobrir, ver, o significado total da
interferência, da influência, da instituição do "eu", o qual é o
contrário de ser anônimo? Vendo a totalidade disto, não surge
imediatamente a pergunta: "É possível criar imediatamente este estado
mental que é livre de influência, que não possa ser influenciado pela
própria experiência ou pela experiência de outros, uma mente que seja
incorruptível, que seja só? Somente então existe a possibilidade de se
criar um mundo diferente, uma cultura diferente, uma diferente sociedade
na qual a felicidade é possível.(6)
Só quando a mente é capaz de se livrar de todas as influências, todas
interferências, de estar completamente só,... existe criatividade. No
mundo, cada vez mais a técnica está sendo desenvolvida – técnica de como
influenciar as pessoas pela propaganda, por compulsão, pela imitação,
por exemplos, pela idolatria, pela adoração do herói. Há livros inúmeros
sobre como fazer uma coisa, como pensar eficientemente, como construir
uma casa, como montar máquinas, e de forma que gradualmente perdemos a
iniciativa, a iniciativa de pensar de forma original algo por nós
mesmos. Em nossa educação, em nosso relacionamento com governo, por
vários meios, somos influenciados ao conformismo e a imitação. E quando
permitimos a influência que nos convença a uma atitude particular ou
ação, naturalmente nós criamos resistência com outras influências. E
neste processo de criar uma resistência à outra influência, nós não
cedemos a isso negativamente? A mente não deve estar permanentemente em
revolta a fim de entender as influências que estão sempre colidindo,
interferindo, controlando, amoldando? Não é isso uma das causas da mente
medíocre que é sempre medrosa e, está num estado de confusão, quer
ordem, quer coerência, quer uma fórmula, uma forma que possa ser guiada,
possa ser controlada, e, mas estas fórmulas, estas várias influências
criam contradições no indivíduo, cria confusão no indivíduo. Qualquer
escolha entre as influências é seguramente ainda um estado de
mediocridade. ... Não deve ter a mente à capacidade, não de imitar, não
de acomodar-se e ser sem medo? Tal mente não deve estar só e, portanto
ser criativa? Essa criatividade não é sua nem minha, é anônima!(7)
A mente individual é uma mente revoltada e, por conseguinte, não busca
segurança. Mente revolucionária não é o mesmo que mente revoltada. A
mente revolucionária visa alterar as coisas de acordo com um certo
padrão, e essa mente não é uma mente revoltada, não é uma mente que
esteja insatisfeita consigo mesma.
Não sei se vocês já observaram que coisa extraordinária é a
insatisfação. Vocês conhecem muitos jovens insatisfeitos. Eles não sabem
o que fazer; sentem-se miseráveis, infelizes, revoltados, buscando
isto, tentando aquilo, fazendo perguntas intermináveis. Mas quando
crescem, arrumam um emprego, casam e esse é o fim de tudo. Sua
insatisfação fundamental é canalizada e, depois, a infelicidade assume o
comando. Quando jovens, seus pais, seus mestres, a sociedade, todos lhe
dizem que não se sintam insatisfeitos, que descubram o que querem fazer
e o façam — tudo, porém, dentro dos padrões. Esse tipo de mente não é
revoltada e você precisa de uma mente realmente revoltada para encontrar
a verdade — não de uma mente conformada. Revolta significa paixão.(8)
Os rapazes quando crescem, tem de ganhar a vida, então arranjam empregos
e exige-se-lhes que se conformem, que sigam uma profissão, quer gostem
quer não; tendo-se casado e tendo filhos, são arrastados pela vida afora
por suas responsabilidades e devem, portanto, fazer aquilo que lhes
dizem que façam. Nessas condições, o espírito de revolta, o espírito de
inquirição, o espírito da busca interior chega a seu fim; todas as suas
idéias revolucionárias de criar um mundo novo são esmagadas, porque a
vida é demais para eles. Eles precisam ir para o escritório, tem lá um
chefe para o qual precisam fazer isto ou aquilo e, aos poucos, o senso
de inquirir, o sentimento de revolta, a ânsia de criar um modo de viver
completamente diferente de tudo, é destruída por completo. Por isso, é
muito importante ter esse espírito de revolta desde o princípio da vida.(9)
Percebo a necessidade de descobrimento, porquanto se tornou bem óbvio
que temos de criar uma cultura de espécie completamente diferente, uma
cultura não baseada na autoridade, mas só no descobrimento individual
daquilo que é verdadeiro; e esse descobrimento requer liberdade
completa. Se a mente está presa, por mais longa que seja a corda, só
poderá operar dentro de um determinado raio e, conseguinte, não está
livre. O importante, pois, é descobrir o nível mais alto, onde deverá
efetuar-se a revolução, e isso exige muita clareza de pensamento, exige
uma mente em bom estado - não uma mente falsificada, repetitiva, porém
uma mente capaz de pensar intensamente, de raciocinar as coisas até o
fim, clara, lógica, sãmente. Precisamos de uma mente assim, porque só
então é possível irmos mais longe.(10)
A revolução só pode realizar-se no nível mais elevado, o qual cumpre
descobrir; e esse nível só pode ser descoberto por meio do
autoconhecimento e não de conhecimentos colhidos nos vossos velhos
livros ou nos livros dos modernos analistas. Tendes de o descobrir nas
relações - descobri-lo, e não meramente repetir o que lestes ou ouvistes
dizer. Vereis então que vossa mente se tornará sobremaneira lúcida.
Afinal, a mente é o único instrumento de que dispomos. Se ela se acha
peada, se é vulgar, temerosa, como o é a mente de quase todos nós,
nenhuma significação tem sua crença em Deus, suas devoções, sua busca da
verdade. Só a mente que é capaz de percebimento claro e por essa razão
está perfeitamente tranqüila, só ela pode descobrir se existe ou não a
Verdade, só ela é capaz de realizar a revolução no mais alto nível. Só a
mente religiosa é verdadeiramente revolucionária; e a mente religiosa
não é aquela que repete, que freqüenta a igreja ou o templo, pratica
puja todas as manhãs, que se deixa guiar por alguma espécie de guru ou
adora um ídolo. Esta não é uma mente religiosa; é em verdade estúpida,
limitada e, por conseguinte, nunca será capaz de corresponder livremente
a um desafio.(11)
(1) Krishnamurti - O Despertar da Sensibilidade - ICK
(2) Krishnamurti - A Cultura e o Problema Humano
(3) Krishnamurti - Palestras em Ommem, 1936
(4) Krishnamurti - Da solidão à Plenitude Humana - ICK
(5) Krishnamurti - A Cultura e o Problema Humano
(6) Krishnamurti - O Livro da Vida
(7) Krishnamurti - O Livro da Vida
(8) Krishnamurti - Sobre Deus - Cultrix
(9) Krishnamurti - O Verdadeiro Objetivo da Vida - Cultrix
(10) Krishnamurti - Da solidão à Plenitude Humana - ICK
(11) Krishnamurti - Da solidão à Plenitude Humana - ICK
Fonte: http://nossaluzinterior.blogspot.com.br/
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Lisa Teixeira
Junho / 2013
Fonte: http://nossaluzinterior.blogspot.com.br/
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Lisa Teixeira
Junho / 2013
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