Japão foi atingido por um tsunami a 11 de março de 2011 Fotografia © Toru Hanai / Reuters
Um  painel de especialistas considerou, depois  de rever projeções, que um  «tsunami» com uma altura de 35 metros poderá atingir  o Japão, na  sequência de um sismo de forte magnitude, noticiou hoje a imprensa   nipónica. 
Se um sismo de  magnitude 9 ocorrer na fossa de  Nankai, enormes zonas do centro ao  oeste do Japão podem ser inundadas, com ondas  de altura igual ou  superior a 20 metros. 
Na cidade  de Kuroshio, no sudoeste da  prefeitura de Kochi, o «tsunami» pode  atingir os 34,4 metros, o maior nível  projetado dos cenários  analisados, indicou o painel. 
Já  junto na zona da central nuclear de Hamaoka  - agora desativada - na  prefeitura de Shizuoka, o «tsunami» poderá atingir os 25  metros,  galgando o paredão de 18 metros que os operadores se encontram a   construir neste momento.
Os  especialistas observaram que a projeção é  para o "pior 'tsunami'  possível", frisando que "a probabilidade de ocorrer é  extremamente  baixa".
Nas previsões anteriores, em 2003, nenhuma área  poderia ser atingida por «tsunami» com mais de 20 metros.
Contudo,  as previsões foram atualizadas na  sequência do sismo de magnitude 09  de 11 de março de 2011 e do «tsunami» que  destruiu o nordeste e causou  perto de 19 mil mortos. Ondas com mais de 15 metros  de altura atingiram  cidades como Ishinomaki, Soma e Ofunato.
O  painel vai continuar a estudar a extensão das  áreas que podem ser  atingidas e ficar submersas na sequência de um «tsunami»,  enquanto o  governo vai examinar os planos de emergência no caso de desastre com   base nas mais recentes estimativas agora divulgadas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário