Monte Fuji - Japão
Por Gério Ganimedes
Por Gério Ganimedes
A bela vista nevada que já ilustrou milhões de cartões postais do Japão, parece estar se transformando, de um personagem ilustrativo, para um ameaçador.
Relatórios estão aparecendo, sobre a agitação e sinais de um possível despertar do vulcão do Monte Fuji no Japão.
De acordo com um relatório que inclui uma fotografia clara da área, uma fileira de novas crateras, a maior com 50 metros de diâmetro, apareceu no flanco leste do vulcão a 2200 metros de altitude. A erupção de vapor foi observada numa dessas aberturas. A observação agrega outros sinais, que sugerem um gradual despertar.
Um enxame de terremotos, incluindo 4 de magnitude 5, ocorreram a nordeste do Monte Fuji depois de 28 de Janeiro de 2012. Um terremoto de 6,4 ocorreu anteriormente sob o vulcão em 15 de março de 2011. O relatório também menciona que a atividade aumentou de um respiradouro fumegante a 1500 metros de altitude e áreas termais no flanco leste estão sendo observadas desde 2003.
Esses locais parecem estar alinhados geograficamente, e provavelmente estão ligados. Dr. Masaaki Kimura da Universidade Ryukyu é citado a admitir que há um aumento do risco de erupção no flanco leste e que a atividade do vulcão devem ser cuidadosamente monitorizada.
Fonte: Volcano Discovery
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Emelee
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©
_______________
Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Fevereiro / 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário