Imagem feita em 2010 do asteroide: cientistas esperam melhorar resolução com aproximação da Terra
São Paulo- Cientistas da Nasa se preparam para um importante evento: a aproximação de um asteroide de 400 metros.
O 2005 YU55 estará, em seu ponto de aproximação, no dia 8 de novembro, a 324 mil km da Terra – ou 85% da distância até a Lua. A última vez que uma rocha desse tamanho chegou tão perto do planeta foi em 1976, e a próxima passagem de um asteroide tão próximo e tão grande será em 2028.
Esta também é a menor distância que o 2005 YU55 já chegou do nosso planeta nos últimos 200 anos (ele tem uma trajetória bastante estudada e passa próximo à Terra, Marte e Vênus). Apesar disso, a Nasa garante que não haverá nenhum problema com a passagem: a força gravitacional do asteroide não terá efeitos detectáveis em nós, nos mares ou placas tectônicas do planeta.
Ao invés de representar perigo, o asteroide é uma grande oportunidade de estudo. Pesquisadores se preparam para usar as antenas de 70 metros da rede Deep Space em Goldstone, Califórnia.
Com ondas de rádio, o equipamento começará a rastrear o objeto na manhã do dia 4 de novembro, durante duas horas. Depois, o monitoramento continua com 4 horas de observações diárias entre 6 e 10 de novembro.
No dia 8 de novembro, a aproximação máxima do asteroide, um novo equipamento começará a coletar dados sobre o corpo: o Arecibo Planetary Radar Facility, em Porto Rico. O objetivo é conseguir, com as ondas de rádio, obter imagens com resolução de 2 metros por pixel.
A Nasa recomenda que astrônomos amadores usem telescópios com abertura de no mínimo 15 cm. A aproximação maxima será às 15h28 PST (10h28, horário de Brasília).
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/asteroide-passara-perto...
Via: http://issoeofim.blogspot.com
Por: Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Outubro / 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário